José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Exclusivo O lado bom da inteligência artificial que empresas e governos estão usando

Essa tecnologia é temida por alguns, devido ao seu mau uso, mas pode ser uma forte aliada de empresas que a utilizam de forma correta

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem imaginava que a Inteligência Artificial era algo a ser terminantemente temido, em razão de seu mau uso por humanos encarregados de produzir mentiras, fake news, deturpar realidades e disseminar ódio, certamente não parou para pensar que essa ferramenta revolucionária pode ter uma aplicação edificante nas empresas e nos serviços públicos. Trata-se de um mecanismo capaz de assegurar maior velocidade em processos de produção, impactando positivamente as relações sociais e os processos organizacionais.

Sabe-se que há um temor justificado, sobretudo nas autoridades encarregadas de comandar a realização das eleições brasileiras, por haver fortes indícios de que maus políticos, no afã do vale-tudo, estão sempre dispostos a pregar peças. Uma delas é usar a IA para atingir, de forma manipulada, a honra e a imagem de adversários, contaminando o processo eleitoral, ao ponto mesmo de até alterar ou antecipar resultados eleitorais.

Pontos positivos

Mas se isso ocorre, o outro lado da questão é bastante animador. Novas soluções, mais modernidade e velocidade, portanto, maior democratização de muitos serviços públicos e de ganhos para empresas, podem ser obtidos pelo uso da Inteligência Artificial. E é isso que muitas empresas brasileiras já vêm fazendo. Um levantamento recente mostra que cerca de 74% de micro, pequenas e médias empresas nacionais já fazem significativos investimentos em tecnologia, com uso da IA, um aporte que parece já estar definitivamente incorporado ao mercado.

Em países latino-americanos esse percentual de uso sobe para 80%. Um estudo denominado Inteligência Artificial na América Latina 2023, elaborado pela NTT DATA em parceria com o MIT Tech Review, mostra que entre as empresas sem projetos de IA, 17,5% têm planos para começar em um ano e apenas 3,3% não têm planos para utilizar a tecnologia. O crescimento desse uso, no ano passado, foi de 23% na comparação com 2022. No Brasil, esse percentual de uso, de 74%, em 2023, era de apenas 58% em 2020.

Investimentos em IA

Em termos de investimento, o estudo mostrou que 9% das empresas pesquisadas pretendem investir entre 11% e 15% do orçamento de tecnologia em inteligência artificial e 10% das empresas, acima de 15%. Em entrevistas qualitativas realizadas presencialmente para o estudo, os executivos destacaram que a adoção da IA abrange funções, métodos e processos em toda a organização, promovendo uma abordagem integrada e sistêmica para sua adoção. Há um consenso de que o investimento continuará expressivo nos próximos anos.

Uso pelo governo federal

Essa realidade é tão marcante e presente, que vários setores do Governo Federal vêm adotando a Inteligência Artificial em seus processos, como faz agora o Ministério do Desenvolvimento Social, que acaba de anunciar a aplicação da IA para fazer um pente fino no programa Bolsa Família, com a finalidade exclusiva de retirar, sem risco de erro, pessoas que tenham sido colocadas indevidamente no programa e estão ocupando, sem direito ou necessidade, o lugar de quem passa fome.

Outro segmento governamental que vem trabalhando a IA é a Receita Federal, que introduziu o atendimento robotizado (chatbot), para auxiliar os contribuintes sobre dúvidas relacionadas com a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, iniciado nesta semana. Batizado de “Leo”, o robô da Receita nasceu em 2021, usando inteligência artificial para responder aos contribuintes sobre temas de responsabilidade desse órgão, como encomendas internacionais e acesso a sistemas aduaneiros, por exemplo. Em 2024, o robô passou a tratar também de temas relacionados ao Imposto de Renda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES