1º projeto da bancada federal neste ano é voltado para pessoas com autismo

O projeto de Florentino Neto é voltado para proteção da pessoa com espectro autista

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

O primeiro projeto apresentado pelo Piauí na Câmara dos Deputados em 2023 é voltado para a proteção das pessoas que têm transtorno do espectro autista. O autor do projeto é o deputado federal, Florentino Neto (PT-PI).

Na manhã de quinta-feira (2) ele apresentou projeto garantindo que a pessoa com autismo permaneça em qualquer local portando utensílios de uso pessoal e alimentos para consumo próprio, independentemente do pagamento de qualquer valor adicional.

Como é amplamente conhecido, uma das características marcantes do Transtorno do Espectro Autista é a rigidez comportamental, que provoca uma série de restrições a atividades cotidianas, inclusive relacionadas à alimentação. 

Uma pessoa com a deficiência pode ter muita dificuldade em aceitar alimentos quando não oferecidos em utensílios com os quais está habituado, como um talher, prato ou recipiente específico. 

Outro problema é a seletividade alimentar, decorrente das alterações que o impede de comer ou beber alimentos comumente disponíveis em shopping centers, cinemas e outros locais de diversão; além de eventuais alergias e intolerâncias alimentares que podem ocorrer, como por exemplo, a intolerância ao glúten.

CASO EM BRASÍLIA

Ao destacar o projeto, Florentino relata o caso de uma família expulsa de um clube de Brasília, por haver levado alimentação própria para o filho autista que tinha seletividade alimentar, mesmo já tendo informado previamente a administração do estabelecimento.

Segundo ele, essa  prática abusiva é uma forma de obrigar o consumidor a adquirir produtos fornecidos exclusivamente no local e na maioria das vezes não atende as necessidades alimentares de pessoas que necessitam de dietas específicas. 

Florentino Neto: primeiro projeto é voltado para proteção de pessoas com espectro autista



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES