Alepi 2022: políticos apostam em cinco partidos elegendo bancada; lista

Em uma eventual vitória de Sílvio Mendes, o candidato do União Brasil teria ao seu lado como aliado de primeira hora, a bancada do Progressistas.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto 

A coluna traz uma avaliação de bastidores de candidatos e líderes partidários sobre o cenário mais provável no pleito deste ano a respeito da nova composição da Assembleia Legislativa do Piauí.

Em uma eventual vitória de Sílvio Mendes, o candidato do União Brasil teria ao seu lado como aliado de primeira hora, a bancada do Progressistas. Ele precisaria compor com outros partidos, como MDB, Republicanos e Solidariedade para ter governabilidade. Já numa vitória de Rafael Fonteles, o candidato petista já iniciaria o mandato uma base aliada ampla.

Alepi 2022: políticos apostam em cinco partidos elegendo bancada

Na Assembleia Legislativa do Piauí, 13 dos 30 parlamentares mudaram de partido na última janela partidária. O cenário contribuiu para uma redução de 14 para 6 partidos representados na Casa, ou seja, 57%, se comparado o resultado das eleições de 2018 ao momento atual. Essa diminuição teve forte influência de reformas eleitorais, mas também de falecimento e reviravoltas políticas. O cenário a partir de 2023 deve se manter com cinco, no máximo seis partidos elegendo representantes. 

Confira:

Novo cenário provável na composição da Assembleia Legislativa do Piauí:

  • PT e federação- 11 deputados 
  • MDB- 10 deputados 
  • Progressistas- 6 deputados 
  • Republicanos- 2 deputados 
  • SDD- 2 deputados

* Ou uma vaga disputada: um deputado (a) do PL ou o sexto do Progressistas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES