Alepi: Saiba quais projetos contra coronavírus a CJJ vota nesta terça

Alepi: Saiba quais projetos contra o coronavírus a CJJ vota nesta terça

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

Conforme anunciado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Sampaio (MDB), essa semana a Alepi começa a discutir os pedidos do Governo do Estado de redistribuição de empréstimos. O deputado Severo Eulálio (MDB), presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), confirmou a realização de reunião da Comissão nesta terça-feira (14). Severo destaca que serão analisados pelo menos seis projetos de autoria dos deputados, todos relacionados ao combate à Covid-19 e também as Mensagens do Governo do Piauí encaminhadas ao Legislativo na semana passada.

A FAVOR, COM RESSALVA

A oposição deve votar a favor, mas com uma ressalva: que os recursos sejam colocados exclusivamente à Saúde. O Governo defende também que o dinheiro vá para o saneamento básico, infraestrutura e recuperação da malha viária.

QUAIS SÃO OS PROJETOS

Os projetos a serem apreciados incluem o Fundo Emergencial de Saúde para a Prevenção do Coronavírus e Auxílio à População Afetada, da deputada Teresa Britto. Já deputada Flora Izabel há dois projetos, sendo um que dá direito à alimentação escolar aos alunos da rede pública estadual de educação, cadastrados e beneficiários do Bolsa Família e do Programa Pró-Família, no período de suspensão das aulas por conta da pandemia do novo Coronavírus, e outro que dispões de medidas extraordinárias de garantia à oferta de produtos e insumos para conter a disseminação do novo Coronavírus.

De autoria do deputador Ziza Carvalho, serão apreciados os projeto que determina a proibição de venda dos produtos de higiene e alimentícios na forma que menciona, em razão da situação de calamidade decorrente da epidemia do coronavírus e o projeto que trata sobre medidas de proteção à população piauiense durante o plano de contingência do coronavírus. Há ainda um projeto que estabelece penalidades administrativas a quem divulgar informação falsa em assuntos relacionados à pandemia do COVID-19 e dá outras providências.

O Governo do Estado enviou três mensagens:

A primeira é um aditivo para ampliação do valor da operação de crédito em andamento com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento(BIRD) até o valor de 100 milhões de dólares. Operação inicial referente as ações do projeto Piauí: pilares de crescimento e inclusão social, do ano de 2013, por conter componentes e ações que dialogam com esse momento de extrema gravidade, agilizando os trâmites burocráticos e legais de ambas as partes. Foi acordado com o Banco Mundial Operação para suporte ao enfrentamento da pandemia do coronavirus, por meio das ações contidas no Plano Estadual de Contingência para o Enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus(2019-nCov) e de acordo com as orientações do Banco Mundial.

A segunda trata da operação de crédito junto ao Banco do Brasil no valor de R$1 bilhão, para investimentos nas áreas da saúde, segurança e infraestrutura básica

E a terceira é a operação de crédito junto ao Banco de Brasília no valor de R$83 milhões, para restauração e conservação das rodovias piauienses. Por fim, o Governo pede autorização para distribuição imediata aos pais ou responsáveis dos estudantes nelas matriculados, de gêneros alimentícios em estoque ou de recursos financeiros à conta do PNAE, durante o período de suspensão das aulas nas escolas públicas de educação básica em razão de situação de emergência ou calamidade pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES