Aprovada urgência para PEC que institui voto distrital no próximo ano

Deputado federal Fábio Abreu confirmou a informação ao blog na noite de quarta-feira (9)

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

O deputado federal Fábio Abreu (PL) informou que foi aprovado requerimento de urgência para a PEC 125, de 2011, que trata da reforma política e pode alterar regras eleitorais já para as eleições do próximo ano. Entre as mudanças está a adoção do voto distrital, em que os eleitores escolhem os candidatos que disputam naquele distrito.  

COMISSÃO INSTALADA

A Câmara dos Deputados instalou no dia 4 de maio uma comissão especial que discute a reforma política. Essa comissão debate, por exemplo,  a adoção do modelo de “distritão” nas eleições de deputados, que favorece a pulverização partidária. No distritão, os deputados mais votados em cada Estado ganham as vagas, independentemente do desempenho das siglas, o que exige uma estrutura menor para as candidaturas.

MUDANÇA

A criação da comissão foi possível porque a PEC 125 já teve sua admissibilidade aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Ela é de autoria de Carlos Sampaio (PSDB-SP). Na comissão o objetivo é aprovar um substitutivo mais ao gosto dos partidos menores, alterando a proposta inicial. 

Voto distrital é discutido e pode ser aprovado na Câmara



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES