BBC reconta Batalha do Jenipapo, que inaugura nova reforma em outubro

Batalha sangrenta deixou pelo menos 200 mortos entre os independentistas

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

A rede BBC News Brasil publicou no domingo (29) uma reportagem especial sobre a Batalha do Jenipapo. A matéria especial, que inclui imagens do fotógrafo João Allbert, conta um pouco da história do sangrento confronto entre piauienses e as forças de Portugal no contexto da Independência do Brasil e mostra o Monumento "Herois do Jenipapo", em Campo Maior.

SANGRENTA

A reportagem lembra que das 9h às 14h do dia 13 de março de 1823, às margens do Riacho Jenipapo, os piauienses lutaram bravamente pela causa da independência e esse episódio foi crucial para consolidar o processo, embora as tropas portuguesas tenham vencido. Do lado do major português João José da Cunha Fidié foram 20 soldados mortos e entre os brasileiros foram pelo menos 200, a maioria trabalhadores voluntários para o confronto.

EM OUTUBRO

O deputado estadual Fábio Novo (PT) lembra que na gestão dele à frente da Secult aconteceu a reforma do espaço e reorganização do cemitério, reaberto para visitação. "Uma próxima etapa da revitalização será entregue em outubro, durante as comemorações dos 200 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil", explica Fábio Novo.

SÉRIE COM HEROIS

Em outubro também vai estrear uma série com 10 capítulos, que contam a saga dos herois da Batalha. "Orgulho pro Piauí e pro Brasil! Um capítulo importante da nossa história que merece ser relembrado e levado ao público", finaliza Novo. 

Fábio Novo anuncia entrega de nova etapa da reforma do Monumento Heróis do Jenipapo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES