Câmara antecipa eleição e não reelege Carlson; 12 pedem cassação de David

Confusão é grande na Câmara de Vereadores de Parnaíba e tem até denúncia de quebra de decoro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

Assim como fez a Câmara de Teresina em novembro de 2017, a Câmara de Vereadores de Parnaíba antecipou a eleição para a mesa diretora e elegeu na terça-feira (28) o vereador Daniel Jackson ((Solidariedade) para o cargo de presidente, ao invés de reeleger o atual gestor, Carlson Pessoa (DEM). A confusão é grande na segunda maior cidade do Piauí.

A eleição com 13 dos 17 votos totais do Legislativo foi uma espécie de presente de aniversário para Jackson, que completou 38 anos de idade em 9 de setembro. Ele é da base do prefeito Mão Santa (DEM) e contou com o apoio do veterano gestor.

PEDIDO DE CASSAÇÃO

A antecipação da eleição em mais de um ano não foi sem estresse, a exemplo do que aconteceu na capital. O vereador David Soares, do PP, partido do vice-prefeito Beto Teles, atacou a antecipação com acusações graves de conchavo e esquemas nada republicanos. Resultado: 12 vereadores assinaram documento pedindo ao presidente Carlson Pessoa a abertura de processo contra David por quebra de decoro. Se condenado, ele pode perder o mandato.

No documento, eles pedem que ao final da investigação, se confirmada a quebra de decoro, David Soares seja cassado. David é genro do ex-governador Zé Filho.

POR QUE NÃO CARLSON?

Em Teresina, a eleição antecipada de 2017 confirmou o nome do presidente Jeová Alencar (MDB), ainda hoje no cargo, que tem ampla influência e respeito dos colegas. Já em Parnaíba, Carlson foi trocado. Há dois motivos: vereadores, embora o respeitem, dizem que não cumpriu acordos feitos quando foi eleito e a líder do prefeito na Casa, vereadora Neta (DEM), articulou para que o rival não se reelegesse.

Neta e Carlson são apontados como possíveis candidatos a deputado estadual no próximo ano e não há espaço par dois nomes do DEM municipal.

Carlson, no entanto, que ainda tem bom tempo como presidente e por isso mesmo é considerado pelos colegas, não rompeu com o grupo do prefeito. Ele próprio votou em Daniel Jackson. Neta ficou como tesoureira.

Para se eleger, o novo presidente precisou compor com a oposição, que tem nomes na mesa diretora. 

Câmara de Parnaíba antecipa eleição, não reelege Carlson e David é denunciado por quebra de decoro



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES