Câmara aprova piso da enfermagem e Merlong alerta para fontes de recursos

Deputado federal do PT lembra que estados e municípios precisam garantir recursos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

A Câmara dos Deputados aprovou na noite dessa quarta-feira (04) o projeto de lei que cria o piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras. O deputado federal Merlong Solano (PT) comemorou a aprovação do projeto e chamou atenção para a necessidade de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 122/15, do Senado, que proíbe a União de criar despesas aos demais entes federativos sem prever a transferência de recursos para o custeio.

Merlong chamou a atenção para a necessidade de viabilizar os recursos para garantir o pagamento do piso salarial, assegurando equilíbrio financeiro para Estados e Municípios. 

“É uma luta que eu, toda a bancada do PT e a grande maioria do parlamento abraçamos. Os profissionais da enfermagem são fundamentais e precisam ter dignidade para continuar prestando os melhores serviços à saúde do Brasil, tal como fizeram durante toda a pandemia. Agora, na sequência, precisamos aprovar a PEC 122, para dar sustentação financeira para que Estados e Municípios tenham condições de pagar o piso”, pontuou o parlamentar. 

O projeto aprovado define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, segue a proporcionalidade de 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras. 

“Uma batalha já foi vencida, agora é garantir que as conquistas sejam efetivas. Além de apontar as fontes de recursos para o pagamento do salário destes profissionais, precisamos continuar com a mobilização para que não tenha veto por parte do presidente Bolsonaro. E caso tenha, também terá o nosso empenho para a derrubada”, assegurou Merlong.

Deputado federal Merlong Solano 

TABELA DO SUS

Merlong Solano alertou para a necessidade urgente de correção da tabela de pagamentos do SUS, que está defasada há 15 anos. “É medida importante para os hospitais do SUS, para toda a rede conveniada e para os hospitais filantrópicos, como o Hospital São Marcos, referência no tratamento do câncer no Piauí, mas que amarga problemas financeiros por conta dessa defasagem”, destacou o petista. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES