Câmara veta empréstimos diretos e limita poder de Mão Santa a 10% em 2023

Prefeito sinaliza que vetará mudanças, mas vereador Zé Filho Caxingó diz que derruba vetos

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

Assim como aconteceu em Teresina, os vereadores de Parnaíba deixaram o prefeito encurralado ao votar o Orçamento de 2023. Na capital, a capacidade de remanejamento de recursos do prefeito foi reduzida de 35% para 10%. Após acordo, o prefeito ficou de enviar projeto específico em 2023 para ampliar de 10% para 20% esse índice.

Em Parnaíba, o prefeito Mão Santa (UB) pretendia ter 50% de capacidade de remanejamento. Ficou com apenas 10%. Irritado, prometeu vetar a mudança. O líder da oposição, vereador Zé Filho Caxingó (PL), garante que o veto será derrubado. A expectativa é que o veto chegue ao Legislativo na terça-feira (27).

Dos atuais 17 vereadores, 12 estão na oposição, o que torna a vida do prefeito mais difícil. 

O vereador André Neves (Republicanos), por exemplo, explicou ao blog que outro ponto derrubado pela Câmara foi o artigo 6º da lei orçamentária enviada por Mão Santa. "O artigo previa que a prefeitura poderia fazer empréstimos e consignados sem passar pela Câmara dos Vereadores. Ou seja, o Executivo tomava o lugar do Legislativo", critica o parlamentar.

Pastas muito ligadas à deputada estadual eleita Gracinha Mão Santa (PP), como a Infraestrutura, perderam recursos, que foram realocados para outras áreas.

Os vereadores estranharam ainda que a Secretaria de Gestão ficasse com R$ 26 milhões e houve o remanejamento de R$ 5 milhões dessa pasta. 

A vereadora Fátima Carmino (PT) explicou em plenário as modificações que estava propondo, do ponto de vista legal e também para um melhor funcinamento das atividades daprefeitura em 2023.

Câmara reduz capacidade de Mão Santa alterar orçamento e veta empréstimo direto



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES