Celso Barros pode deixar OAB e disputar vaga de desembargador pelo Quinto

A cadeira do quinto constitucional da advocacia é escolhida pelo Conselho da Ordem, que indicará seis nomes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER
Um novo nome surge na disputa pela vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí. É o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (PI), o advogado Celso Barros Neto. 

Celso Barros, presidente da OAB-PI

A coluna apurou que ele pode ser um dos fortes candidatos a concorrer ao cargo deixado pelo desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, que se aposentou compulsoriamente. A cadeira do quinto constitucional da advocacia é escolhida pelo Conselho da Ordem, que indicará  seis nomes.

Trâmite 

A partir daí, o pleno do TJ-PI escolhe a lista tríplice, que é comunicada à governadora Regina Sousa. Ela deve nomear o novo desembargador. Há ainda mais duas vagas para desembargador do TJ-PI aprovadas pelo Tribunal de Justiça do Piauí, mas é necessário que sejam aprovadas na Alepi e sancionadas pelo governador em exercício. 

Caso Celso Barros deixe mesmo a presidência da OAB-PI, uma eleição interna deve acontecer dentro do próprio Conselho da Ordem. 

A favor

Celso foi reeleito e tem mais dois anos e meio de mandato. A seu favor, conta o fato de ter uma carreira consolidada na PGE, sendo Procurador do Estado concursado há mais de 20 anos, sem vínculos políticos e visto como alguém com bom acesso no TJ, além de estreita relação com Rafael Fonteles, o governador eleito, que fará a indicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES