Ciro e Marcelo estão entre os 100 “cabeças” do Congresso em 2019

Ciro e Marcelo estão entre os 100 “cabeças” do Congresso em 2019

Avalie a matéria:

Por Sávia Barreto

Os senadores piauienses Ciro Nogueira (Progressistas) e Marcelo Castro (MDB) estão entre os “cabeças” do Congresso, de acordo com levantamento elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O levantamento aponta os 100 deputados e senadores mais influentes no Congresso.

É fácil compreender por que os dois parlamentares do Piauí são os únicos que figuram na lista – não há nenhum deputado do estado no levantamento: Ciro é presidente nacional do Progressistas, partido do chamado “Centrão”, que tem sido o fiel da balança na aprovação ou rejeição de pautas do Governo Federal no Congresso Nacional. Já Castro, foi ministro da Saúde do Governo de Dilma Rousseff e eleito presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) este ano. Sua principal missão é a elaboração do Orçamento.

Para fazer a classificação, o Diap adota critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança.

Com base nesses critérios, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES