Colapso na rede de saúde do PI já começou, alerta pesquisador da UFPI

NESP divulga nota técnica enfática e COE deve sugerir a W. Dias medidas mais duras

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

O professor Emídio Matos, do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI (NESP), comentou ao blog que o colapso no sistema de saúde pública do Piauí já começou e pacientes precisarão ser transferidos para Teresina. Da capital até Parnaíba, no Norte do Estado, o estado é crítico na rede hospitalar. O Hospital Regional Chagas Rodrigues, de Piripiri, por exemplo, está com 100% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados, apesar de ter expandido a estrutura recentemente. E os doentes continuam a chegar.

O NESPI divulgou a nota técnica de número 18 nesta terça-feira (2), que vai subsidiar o Centro de Operação Emergenciais (COE) estadual sobre que novas medidas restritivas devem ser tomadas a partir de agora. A nota é enfática: se a circulação de pessoas não for restringida, com uso correto da máscara e aceleração da vacinação, o Piauí terá 31 mortes, em média, no mês de maio. Na terça-feira (2), foram 22 mortos no Piauí em 24h.

Segundo a nota, o Piauí pode chegar a 4.763 mortos em 1º de junho. Hoje são 3.387. Um agravante é que a taxa de hospitalizações tem sido maior que a taxa média de casos. Ou seja, as pessoas têm adoecido mais gravemente da Covid-19. Isso sinaliza que novas cepas já devem estar circulando no Estadol.

O governador Wellington Dias (PT) deve adotar medidas mais restritivas na quarta-feira (3), quando chegar de viagem a Brasília para tratar de conseguir mais vacinas para o Estado. O COE se reunirá com o governador e vai apontar a necessidade de agir com mais rigor ainda.

O professor lembra outro fato: não será possível transferir doentes com Covid-19 para outros Estados, como fez o Amazonas, porque as demais unidades da federação também estão colapsadas ou perto disso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES