Convenções e tudo ou nada em Teresina: novas estratégias de Sílvio e Rafael

A oposição planeja vencer com 130 mil votos de diferença na capital, enquanto fonte da base acredita que mesmo que Sílvio vença na capital a diferença seria de 40 mil votos

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto 

Os eventos de convenções partidárias são decisivas para as campanhas de Rafael Fonteles e Sílvio Mendes, segundo apurou a coluna com fontes ligadas aos pré-candidatos ao Governo do Estado tanto da base como da oposição. 

Silvio Mendes e Rafael Fonteles 

No lado de Rafael, os petistas desejam usar as imagens de Sílvio Mendes na convenção e colar para o eleitor a ideia de que o nome do União Brasil  é ligado ao ministro Ciro Nogueira e, consequentemente, ao presidente Bolsonaro, que tem rejeição significativa no Nordeste. “Será cristalino”, disse fonte.

Noiva Teresina 

Além disso, a visita de Lula ao Piauí será explorada com força pela equipe de Rafael, que segue apostando intensamente na vinculação do ex-presidente à imagem de Fonteles e na transferência de votos decorrente dessa projeção. No fim, Teresina é decisiva para ambos os lados. E cada um com sua estratégia.

Cálculos

A oposição planeja vencer com 130 mil votos de diferença na capital, enquanto fonte da base acredita que mesmo que Sílvio vença na capital a diferença seria de 40 mil votos. Como Sílvio Mendes foi prefeito de Teresina e o eleitorado da capital já o conhece desse período, seria mais fácil votar no ex-tucano, argumenta fonte ouvida pela coluna. Rafael, por ser um nome não testado nas urnas, teria dificuldade de penetrar nesse eleitorado da capital. Caberia a Rafael, portanto, buscar o interior.

E no interior? 

E, nesse ponto, as principais cidades do estado além de Teresina: Floriano, Parnaíba e Picos, são focos da atenção da campanha de Rafael Fonteles visando compensar a presença de Sílvio Mendes em Teresina. Em Floriano, a união de Joel Rodrigues com seu ex-rival Avelino Neiva não foi bem digerida por parte do eleitorado, enquanto em Parnaíba, Rafael tem apoio majoritário dos vereadores da Câmara Municipal. Já em Picos, mesmo com o prefeito do Progressistas, deputados da região - Pablo Santos, Severo Eulalio e Nerinho - estão com Rafael, o que equilibra o jogo para a base.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES