COVID-19: decreto do Governo do PI suspende atividades e limita fluxo

COVID-19: decreto do Governo do PI suspende atividades e limita fluxo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

O Governo do Estado divulgou no início da noite desta quinta-feira, 19, o decreto com as medidas para que o estado combata a disseminação de coronavírus. O decreto é mais rígido que a versão inicial que circulou no início da tarde. O Decreto de Suspensão proíbe a realização de eventos e estabelece o fechamento de bares, cinemas, restaurantes, shoppings academias, casas de espetáculo, clínicas de estética e saúde bucal, públicas e privadas, exceto aquelas relacionadas ao atendimento de urgência e emergência. 

O decreto legisla ainda sobre o controle das fronteiras estaduais. Policiais militares, agentes federais e do exército, bem como guardas municipais devem ser destacados para garantir controle nas entradas. A preocupação é manter sob alerta a entrada de pessoas potencialmente contaminadas e que não tenham sido submetidas ao período de isolamento social determinado pelo Ministério da Saúde, que é de sete dias.

Confira abaixo os pontos do decreto na íntegra:

"Art. 1o Fica determinada a suspensão:

I – de todas as atividades em bares, restaurantes, cinemas, clubes, academias, casas de espetáculo e clínicas de estética;

II – das atividades de saúde bucal/odontológica, públicas e privadas, exceto aquelas relacionadas aos atendimentos de urgência e emergência;

III – de eventos esportivos;

IV – das atividades comerciais em shopping centers.

Parágrafo único. A suspensão das atividades e eventos determinada neste artigo terá

vigência a partir das 24 horas do dia 20 de março de 2020.

Art. 2o Fica determinado o controle de fluxo de pessoas nas divisas do Estado.

§ 1o O controle de fluxo de pessoas será exercido pela vigilância sanitária estadual, em articulação com os serviços de vigilância sanitária federal e municipais, e com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil.

§ 2o Os órgãos envolvidos no controle de fluxo de pessoas deverão solicitar a colaboração da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

§ 3o O controle de fluxo de pessoas será exercido por meio de abordagem das pessoas que cruzarem a divisa estadual, as quais receberão orientações e determinações expedidas pelo serviço de saúde com objetivo de conter a contaminação pelo novo coronavirus.

Art. 3o Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação".

CALAMIDADE PÚBLICA

O governador Wellington Dias decretou estado de calamidade pública no Piauí, em decorrência da pandemia da Covid-19 que aflige todo o planeta. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira após reunião com o prefeito de Teresina, Firmino Filho; o presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Jonas Moura; prefeito do município maranhense de Timon, cidade vizinha à capital, Luciano Leitoa, além dos secretários de Estado da Saúde, Governo e Fazenda, Florentino Neto, Osmar Júnior e Rafael Fontelles, respectivamente.

MEDIDAS EXCEPCIONAIS

O decreto estabelece que as instâncias competentes ficam autorizadas a adotar medidas excepcionais necessárias para se contrapor à disseminação da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. “O principal objetivo é agilizar as ações, para que dentro do Piauí possamos trabalhar em um cenário que vai além da urgência e da emergência, garantindo as condições de recursos humanos e financeiros, voltados para o objetivo de lidar com os efeitos do coronavírus em nosso estado”, destacou Dias.  

DECRETO VAI PARA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

“O que queremos é evitar situações em que outros estados já chegaram. A forma para evitar isso é a prevenção. O fato concreto é que se houver uma propagação sem controle, não haverá profissionais e leitos suficientes. Quero aqui pedir a compreensão da população”, avalia Wellington Dias. As medidas adotadas vão ao encontro com o estabelecido pelo Ministério da Saúde. O documento será enviado ainda hoje para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), onde deve ser apreciado e votado pelos parlamentares que compõem aquela Casa. 

TRANSPORTE PÚBLICO

Em Teresina, Governo e Prefeitura discutem um plano de transporte público que possa diminuir o trânsito de pessoas fora dos horários de pico. O prefeito da capital reforçou o compromisso público em assegurar a saúde dos piauienses e agradeceu aos esforços dos profissionais que trabalham no enfrentamento à crise.

“Em momentos de crise como esse, onde a vida de todos está em risco, não podemos nos deixar dividir por questões políticas e partidárias. Exatamente por isso que estamos aqui juntos para enfrentar essa crise. Cabe a cada um de nós buscar fazer o seu papel. Todo trabalhador de saúde para nós é precioso e nós nos orgulhamos do trabalho de cada um deles. Mas não é apenas um orgulho solto, mas nós temos que dizer para cada um deles que o destino de mais de três milhões e piauienses depende muito do empenho, dedicação e máximo compromisso deles”, disse Firmino.

MUNICÍPIOS NO INTERIOR

Para o presidente da APPM, Jonas Moura, o momento requer foco total de todos os prefeitos piauienses. “Hoje, observando nossa equipe, ficou claro que realmente essas medidas são realmente necessárias. Enquanto representante dos municípios, quero me dirigir a todos os prefeitos do Piauí e pedir para que fiquem muito atentos a todas essas medidas que foram tomadas hoje e que são imprescindíveis de que cada prefeito tenha esse cuidado lá na ponta. Juntos rogamos a colaboração de todos os outros órgãos, como o Ministério Público e também o poder judiciário.”

COOPERAÇÃO COM TIMON

A necessidade de cooperação entre os poderes também foi lembrada pelo prefeito de Timon, Chico Leitoa, que reforçou a delicadeza do momento. “Esse é um trabalho de cada um daqueles que acreditam no tamanho que esse momento exige. A cidade de Timon vai precisar desse trabalho e apoio do Estado do Piauí e da cidade de Teresina, para que nós todos juntos possamos dar as mãos e vencer esse momento”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES