Dia do Autismo: Franzé tem 9 leis para pessoas com espectro autista

Presidente da Assembleia Legislativa é recordista em leis voltadas para pessoas do espectro autista

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho 

O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), têm nove leis voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). É o parlamentar com o maior número de iniciativas voltadas para esse público. Nesse domingo (02) se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O site da Assembleia passou a disponibilizar link de acesso para todas as leis que beneficiam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado. 

Uma das leis de Franzé Silva é a 7.245/2019, que cria o Selo Empresa Amiga dos Autistas, destinado aos estabelecimentos comerciais que adotem política interna de inserção de pessoas com TEA no mercado de trabalho. 

A Lei 7.336/2020 autorizou o Estado do Piauí a doar o imóvel onde hoje funciona a sede própria da Associação de Amigos dos Autistas (AMA), que funciona em Teresina.

Outra lei é a 7.468/2021, que obriga a adaptação, para crianças e adolescentes autistas e suas famílias, dos ambientes de sessões de cinema - essa norma foi alterada por outra lei de Franzé, a 7.960/2023, para incluir também autistas adultos e acompanhantes nessas sessões. 

A Lei 7.476/2021, que estabeleceu prioridades de vacinação a pessoas com deficiência contra Covid-19, também beneficiou autistas.

A Lei 7.458/2021, que cria a Rede Estadual de Reabilitação Danielle Dias, também protege autistas, e a 7.627/2021 torna permanente o prazo de validade do laudo médico pericial que atesta o TEA. 

A Lei 7.746/2022 institui a Política de Atendimento Integrado à Pessoa Autista e a Lei 7.963/2023 estabelece penalidades administrativas às pessoas físicas ou jurídicas e agentes públicos que discriminem autistas.

Franzé Silva garantiu imóvel para a AMA

MISSÃO NO MANDATO

"Cheguei à Assembleia Legislativa a missão de defender as pessoas com deficiência. Criei, dentro do mandato, um grupo para cuidar especialmente dessa área. Essas leis ampliam e garantem direitos a essas pessoas. Além das leis, temos várias outras ações, como emendas parlamentares e o permanente diálogo com entidades que cuidam das pessoas com deficiência, inclusive autistas", pontua Franzé.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES