Dr. Pessoa faz nova proposta ao Setut e crise de ônibus pode acabar dia 1º

Reunião marcada para o dia o 1º de setembro pode acabar crise no sistema

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

A crise no sistema de transporte público de Teresina já tem data para acabar: dia 1º de setembro, próxima quarta-feira. É nesse dia, às 15h30, que os empresários do Setut vão dar a resposta ao secretário João Henrique Sousa (Planejamento) se aceitam os termos do prefeito Dr. Pessoa (MDB) para evitar a ruptura unilateral do contrato e a consequente municipalização de 51% do serviço.

João Henrique explicou ao blog que teve duas reuniões com os empresários, que ele considerou produtivas. A expectativa é que eles aceitem os termos, entre os quais está que o controle do sistema fique nas mãos do prefeito, para um melhor controle. João Henrique também adiantou que a proposta inclui pagar aos empresários uma compensação pela meia-passagem dos estudantes, mas ele não quis detalhar os demais itens. "Isso atrapalharia", resumiu.

Os empresários receberam a proposta e irão se reunir na segunda-feira (30) para formular uma contra-proposta. 

Nesse meio tempo, João Henrique se reuniu com o governador Wellington Dias (PT) e ficou acertado que o Estado vai, sim, bancar a meia-passagem dos alunos da rede pública estadual. João Henrique agora irá alinhar com o secretário estadual de Educação, Elen Gera, os dados técnicos para o cálculo desse repasse.

A queda de braço entre a Prefeitura e as empresas de ônibus se arrasta desde a gestão passada, de Firmino Filho (PSDB), e se agravou este ano com Dr. Pessoa. Agora, com a criação de uma comissão na Prefeitura presidida por João Henrique, parace se encaminhar para um acordo.

Governador Wellington Dias e João Henrique reunidos para definir compensação por meia-passagem

E A CPI DO TRANSPORTE?

O relatório da CPI do Transporte Público da Câmara de Vereadores, com 151 páginas, está nas mãos de duas assessoras técnicas da Prefeitura, mas no final das contas a Comissão terá servido mais como um instrumento de pressão do Poder Público sobre os empresários.

A CPI concluiu seus trabalhos recomendando o rompimento do contrato com as empresas, mas pelo visto isso pode não ser acatado pelo Palácio da Cidade. O Setut já havia divulgado a intenção de recorrer à Justiça para evitar a ruptura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES