Eleição do TCE: acordos, recuos e avanços movimentam Alepi na véspera

A Setrans, que é uma pasta com bastante capilaridade, passa agora a ser alvo de interesse de grupos aliados e não deixa de ser um elemento a mais na disputa pela vaga no TCE

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

Sobre a eleição do TCE-PI, a expectativa da base governista é que a deputada Teresa Britto, da oposição, permaneça em São Paulo, para onde foi anteriormente cumprir uma agenda pessoal. Avalia-se que a ausência de Teresa ajudaria indiretamente na eleição de Flora Izabel, pois a parlamentar oposicionista seria um voto certo contra a petista. Teresa tem boa relação com o presidente da Casa, Themistocles Sampaio, que trabalha em prol de Flora.

Exceção

Em 2010, quando Júlio Arcoverde - hoje deputado e na época advogado - foi candidato a conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, foi a primeira vez na Alepi que um concorrente que não era deputado conseguiu levar a eleição para o segundo turno. Júlio teve nove votos no primeiro turno e oito votos no segundo contra Xavier Neto, então deputado, que conseguiu se eleger para o cargo.  Em geral, quando a vaga é definida pela Assembleia, apenas deputados conseguem chegar ao segundo turno.

Quem rompeu primeiro 

Por parte do Karnak, é frisado que o deputado Hélio Isaías foi quem rompeu com o Governo do Estado ao ser o único parlamentar que não é candidato a conselheiro a pedir exoneração para votar na eleição do TCE. 

Chocados 

Já do lado do Progressistas, é destacado que Hélio nunca escondeu o voto em Santana e houve surpresa com a nomeação de Ariane Beningno para a Setrans, além da exoneração da tesoureira da pasta, ligada a Hélio Isaías. O episódio relembra o rompimento de Wellington Dias e Ciro Nogueira, que também pegou muitos de surpresa. A Setrans, que é uma pasta com bastante capilaridade, passa agora a ser alvo de interesse de grupos aliados e não deixa de ser um elemento a mais na disputa pela vaga no TCE.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES