Encontro de Ciro Nogueira e Themístocles Sampaio: tudo passa por 2022

Encontro de Ciro Nogueira e Themístocles Sampaio: tudo passa por 2022

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

A coluna ouviu algumas fontes sobre o encontro entre o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio (MDB), e o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, ocorrido nesta terça-feira, 09, na residência de Ciro. O tom oficial da conversa foi cordial, com pauta institucional de busca de recursos para o Piauí. Mas há sempre o tempero político. Segundo fonte com interlocução privilegiada, o filho de Themístocles, deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (MDB), é o nome dos sonhos para compor com Ciro – ou outro candidato do Progressistas ao Governo – na chapa majoritária de 2022. Marcos é jovem, bem articulado, sem nada que manche seu nome, além de agregar um partido forte, que é o MDB. Ou seja, a figura política ideal para ser cobiçada como candidato a vice-governador.

Configurações possíveis

Claro que essa equação não pode ignorar a força política do senador Marcelo Castro, que é 100% Wellington Dias e almeja ser o candidato de Dias, com um vice do PSD (o deputado federal Júlio César) e o próprio governador como candidato ao Senado, em uma das configurações possíveis. Assim como também é consenso no mundo político que Themístocles poderia ser facilmente aprovado numa vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, mas o deputado não pensa em se aposentar e sair da costura política. Ao sinalizar para Themístocles, Ciro deixa claro que move peças importantes para minar a base de Wellington em 2022.

Xadrez de 2022

Todo o xadrez de 2022 não pode ignorar o papel de Themístocles, que é presidente de um Poder, tem um filho deputado federal, a esposa como prefeita de Esperantina, e aliados estratégicos em diversos municípios. O parlamentar é reconhecido pelos pares como “cumpridor de palavra”, o que é um trunfo num universo recheado de suspeitas de traições. O detalhe é que após a conversa com Ciro, Themístocles recebeu o secretário de Governo de Wellington, Osmar Júnior, em seu gabinete na Assembleia. Após a saída de Osmar, foi o deputado Júlio Arcoverde, presidente estadual do Progressistas, quem conversou algumas horas com Themístocles a portas fechadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES