Evaldo, Teresa e Neiva querem retirada de ação do Governo no STF

Evaldo, Teresa e Neiva querem retirada de ação do Governo no STF

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

Apesar das explicações do Governo em audiência pública nesta quarta-feira, 15, na Assembleia Legislativa do Piauí, os deputados Evaldo Gomes (Solidariedade), Teresa Britto (PV) e Gustavo Neiva  (PSB) apresentaram requerimento para que o governador Wellington Dias retire o pedido de cautelar na Ação de Descumprimento do Preceito Fundamental (ADPF) nº 573/ PI que tramita no Supremo Tribunal Federal que discute a previdência dos servidores estaduais. 

O secretário estadual de Administração, Ricardo Pontes, explicou ao blog Primeira Mão qual é a intenção do Estado: “Estamos buscando uma segurança jurídica. Em relação aos servidores não concursados desse período de antes da Constituição Federal, eles são celetistas ou estatutários? Se são celetistas vamos encaminha-los para o regime geral de Previdência, o INSS, ou eles vão se aposentar pelo regime próprio do Estado? E os que já se aposentaram e são daquele período, o que fazer?”, ponderou.

Se encaixam nesse questionamento 26 mil servidores já aposentados, 10 mil servidores ativos e centenas pleiteando a aposentadoria. “Não há consenso jurídico nessa matéria, daí a necessidade de recorrer à Suprema Corte para termos um entendimento definitivo”, completou Pontes.

Já o deputado Evaldo Gomes disse que o ideal é que o Governo repense a decisão e retire a ação. “A gente pede ao governador, que é um homem de diálogo, que ele possa reavaliar esse ponto de vista, porque sabemos que 1.500 servidores estão entrando na Justiça querendo o FGTS. Cabe uma negociação, é melhor do que tomar uma decisão desastrosa dessas”, falou Evaldo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES