Evangélicos: Tiago Vasconcelos e Idoneil devem dividir apoio estadual

Evangélicos: Tiago Vasconcelos e Idoneil devem dividir apoio estadual

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

Parece que enfim há solução sobre o duelo de votos para saber quem vai ser o candidato a deputado estadual apoiado pela congregação Missões da Igreja Assembleia de Deus no Piauí. O estado, que tem cerca de 15% de evangélicos, também conta com uma acirrada disputa interna sobre a orientação a ser dada politicamente a respeito dos candidatos que apoiarão as pautas de interesse dos fiéis. A coluna apurou que tudo se encaminha para o apoio a Tiago Vasconcelos, presidente municipal do PSD em Teresina e Idoneil Mesquita, filho do pastor Nestor Mesquista, como candidatos a deputado estadual. Irmão Elias, ex-deputado, seria o candidato a deputado federal no segmento.

Entendendo

Ao todo, há um universo de 120 mil evangélicos ligados a Assembleia de Deus, com pelo menos 80 mil votantes entre os fiéis no Piauí. Idoneil já disputou o cargo de deputado federal em duas eleições, fazendo dobradinha primeiro com o deputado estadual Gessivaldo Isaías e depois com o próprio Tiago Vasconcelos. Para 2022, no entanto, teria decidido concorrer como deputado estadual numa dobradinha com Irmão Elias. O problema é que a candidatura de Tiago a deputado estadual já estava posta e conta com apoio crescente no interior do estado, tendo em vista também que Vasconcelos é superintendente do Incra no Piauí e tem reforçado a agenda em vários municípios, ampliando o próprio leque de apoio. Ou seja, retirar Tiago da equação seria, segundo fonte no meio evangélico, algo difícil de ser concretizado.

Vão ser os três

Dessa forma, houve a pressão dos próprios fiéis mais atuantes politicamente para que uma decisão não ocorresse a portas fechadas e incluísse a realidade da demanda eleitoral dos evangélicos piauienses. A reunião marcada para referendar o nome de Idoneil e Irmão Elias foi adiada com a justificativa de que há pastores internados com Covid-19 e não seria o momento para essa discussão. Ganhou-se tempo para articular a ampliação do apoio dos evangélicos agora não apenas a Idoneil, mas também incluindo Tiago Vasconcelos, em uma iniciativa inédita na Assembleia de Deus. A aguardar se a nova dobradinha será concretizada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES