Expedição constata perda agrícola de 4,4% na safra do Piauí

Região do Matopiba teve queda na produção agrícola

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

Uma expedição vai avaliar as perdas na produção agrícola da região do Matopiba, que inclui os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. No Piauí, a Expedição Safra vai percorrer as cidades de Bom Jesus e Nova Santa Rita. 

A região Matopiba produz 10% da safra brasileira de grãos, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e enfrentou problemas em seu plantio. Com irregularidade nas chuvas, houve quebra na produção nos Estados, principalmente na Bahia, que deve ter perdas nas lavouras na casa dos 21% no atual ciclo. 

É justamente esse cenário que será avaliado pela equipe de técnicos e jornalistas da Expedição Safra, levantamento que também irá avaliar a colheita no Maranhão, Piauí e Tocantins, demais estados que compõem a região.

“Com as variações de clima, as estratégias dos produtores da região têm sido variadas. Mas a tendência é que a colheita seja antecipada, principalmente no Tocantins, estado que sofreu menos com essa interferência. Os maiores impactos foram realmente na Bahia, aonde tentaremos verificar se houve outros fatores além das chuvas que impactaram nas significativas perdas”, explica o coordenador da Expedição Safra e do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira.

Com a grande quebra em sua safra, a Bahia terminará com decréscimo em sua produção em comparação ao ciclo anterior. Segundo a Conab, os produtores baianos devem fechar a colheita com 7,9 milhões de toneladas de grãos, número 18,9% menor que ao ano anterior (9,7 milhões). 

Maranhão (queda de 9,9%, indo de 5,5 milhões de toneladas para 5 milhões) e Piauí (4,4% de baixa, passando de 4,2 milhões para 4 milhões de toneladas) também terminarão com déficit nessa temporada. 

Apenas o Tocantins deve conseguir crescimento produtivo, chegando a casa de 4,6 milhões de toneladas e um acréscimo de 2,3% (em 2017 foram colhidas 4,5 milhões de toneladas).

Roteiro

A Expedição Safra começou a visitar propriedades rurais e entidades agrícolas nessa segunda-feira, dia 18, e prosseguirá até o dia  27 de março, nas cidades de Gurupi e Guaraí no Tocantins, Balsas no Maranhão, Nova Santa Rosa e Bom Jesus no Piauí e fecha o giro nos municípios de Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães na Bahia. A equipe de técnicos e jornalistas já percorreu desde outubro de 2018 os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. O projeto percorre 12 estados brasileiros nas etapas de plantio e colheita. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES