Exposição em Oeiras marca comemoração de 200 anos da adesão à independência

Secretário estadual Fábio Novo vai comandar programação em Oeiras na segunda-feira (24)

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho 

Uma exposição no Memorial 24 de Janeiro, em Oeiras, abre as comemorações dos 200 anos de adesão do Piauí à independência do Brasil na segunda-feira (24).

O secretário estadual de Cultura, deputado estadual Fábio Novo, conta que uma maquete de 5 metros na Galeria do Memorial 24 de Janeiro descreve 10 cenários dos movimentos de adesão do Piauí à independência do Brasil.  

"Desde o deslocamento de tropas de São Luís para Oeiras por Fidié para reforçar o poder da Coroa Portuguesa, bem como a proclamação da independência do Piauí em Parnaiba por Simplicio Dias e Leonardo Castelo Branco. A ilustração também mostra a adesão de Oeiras à independência do Brasil em 24 de janeiro de 1823 e cenas da Batalha do Jenipapo em Campo Maior e na Lagoa do Jacaré em Piracuruca", conta.

A maquete didática mostra ainda a rendição de Fidié em Caxias no Maranhão. 

O Memorial 24 de janeiro recebe ainda a exposição "Anjos da Pandemia" - homenagem a todas as profissões que fizeram do Piauí a segunda unidade da federação que mais vacinou contra a Covid-19.

MUSEU ENTREGUE

No domingo (23), o governador Wellington Dias entregou em Oeiras o novo Museu de Arte Sacra, totalmente recuperado e ressignificado. Fábio Novo explica que a museografia também foi realizada pela Secult. Todas as instalações foram refeitas e modernizadas.

Exposição no Memorial 24 de Janeiro de Oeiras

Museu de Arte Sacra de Oeiras totalmente reformado e ressignificado

Fachada do Museu de Arte Sacra de Oeiras 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES