Extinção e disputa: lista atualizada do secretariado de Dr.Pessoa

Extinção e disputa: lista atualizada do secretariado de Dr.Pessoa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

A coluna apurou mais detalhes do secretariado do prefeito eleito de Teresina. Dr.Pessoa (MDB), que está em fase final de diálogo com os aliados e deve ser anunciado de forma completa no próximo dia 23. A tendência é que a chefia de gabinete seja extinta na reforma administrativa a ser tocada a partir de 2021. A coluna apurou que a Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias é mais uma pasta a ser extinta, com suas funções aglutinadas em outra secretaria já existente. O objetivo é enxugar a máquina pública e reverter esses recursos na promoção direta de políticas públicas. 

Pelos animais

Para completar, a questão dos direitos aos animais terá espaço na agenda de Dr.Pessoa com a indicação do Centro de Zoonoses, que será feita pela vereadora eleita Thanandra Sarapatinhas (Patriota). Ela é ativista dos direitos dos animais e uma reestruturação do Centro de Zoonozes é uma demanda há muito tempo solicitada pelos protetores da capital.

Espaço pra dois

A SDU Centro-Norte será desmembrada. A Centro vai até a ponte do Poti Velho e a Norte engloba ações até a Grande Santa Maria da Codipe. As indicações são compartilhadas pelos deputados Firmino Paulo (indicando o suplente de vereador Roncallinho) e Zé Santana (que indica o suplente de vereador Daniel Carvalho, ambos do MDB). 

Impasse no PT

Já o PT, para fechar questão com Dr.Pessoa, precisa ter definida a entrada de Décio Solano na Câmara Municipal. Ou seja, a vereadora eleita Elzuila Calixto teria que assumir a secretaria municipal da Mulher para dar espaço ao suplente do partido. Nos bastidores, no entanto, a saída de Calixto não é prego batido, ponta virada, pois ela teria interesse em assumir o mandato e não uma pasta com orçamento restrito, como a da Mulher. Ou seja, tudo passa também pelo fortalecimento da secretaria, com mais atribuições e recursos em políticas públicas.

Voo para BSB

Outro impasse é sobre o escritório de Teresina em Brasília, que deve ganhar novo gás na gestão de Pessoa. O provável futuro secretário de Planejamento, João Henrique Sousa, teria externado que a indicação do escritório de Brasília seria de sua competência, já que as atribuições do escritório na capital federal seriam uma extensão do que já faz a Sempla. Mas o último acordo era de que o escritório seria uma indicação do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (MDB).

Contemplando Themístocles

Nesse caso, havendo a mudança, a Procuradoria do Município ficaria com uma indicação de Marcos Aurélio. O deputado Themístocles Sampaio (MDB), por sua vez, fica contemplado com as indicações da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural, que tem capilaridade expressiva, e a Prodater. Na SDR o nome certo é o do médico Ricardo Melo, que foi candidato a prefeito em União.

Cultura com Evaldo

Cabe ao Solidariedade, presidido pelo deputado estadual Evaldo Gomes, indicar a Fundação Cultural Monsenhor Chaves, que cuida da área da Cultura na capital. O nome certo é de Scheyvan Lima, que já presidiu na gestão tucana outra Fundação, a Wall Ferraz, que cuida de cursos de capacitação. Outra novidade é a jornalista Elisabeth Sá, indicação do deputado Henrique Pires (MDB), na secretaria municipal de Meio Ambiente. Ela era cotada anteriormente para a Comunicação, que ficou com Lucas Pereira, da cota pessoal do prefeito eleito.

Lista de secretariado de Dr.Pessoa, atualizada:

Planejamento: João Henrique Sousa

Governo : Adolfo Nunes

Chefe de Gabinete: cargo será extinto

Segurança:  não será criada agora

Procuradoria: indicação deputado federal Marcos Aurélio Sampaio

Strans:  coronel Nixon Frota

Assistência Social:  Eliana Lago

SDU Leste - James Guerra

SDU Sudeste - Zé Nito

SDU Sul:  Alípio Paiva, indicado de Jeová Alencar

Semel: PSD (disputa interna Eduardo Dragalana x Renato Berger)

Ouvidoria de Teresina: indicação do PSD (Pode ser Cida Santiago ou provável indicação de Ismael Silva)

Escritório de Teresina em Brasília: disputa de indicação do deputado federal Marcos Aurélio x João Henrique

Sdu Centro Norte: Candidato a vereador pelo MDB - Roncalinho e Daniel (indicados por Zé Santana e Firmino Paulo)

Secretaria da Mulher: impasse no PT. Deve assumir Euzuila Calixto

Fundação Wall Ferraz:  Gessy Fonseca

Eturb: Caio Bucar

Secretaria de Economia Solidária - extinta

Desenvolvimento Econômico - PTB indica

Fundação Monsenhor Chaves (Cultura) - Scheyvan Lima, indicado por Evaldo Gomes (SDD)

Secretaria de Concessões Públicas - extinta

Centro de Zoonoses- indicação Thanandra Sarapatinhas

SDR- Dr.Ricardo, indicação Themistocles Sampaio

Prodater: indicação Themístocles Sampaio

Secretaria de Juventude- João Pessoa

Meio Ambiente - Elisabeth Sá (indicação Henrique Pires)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES