Florentino Neto diz que retirada de médicos cubanos é preocupante

'Não estamos preparados para abdicar dessa força de trabalho', disse

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

'Na edição do quadro Jogo do Poder dessa quinta-feira (15), no programa Agora, composto pelos jornalistas  Arimatea Carvalho, Samantha Cavalca, Efrém Ribeiro e João Carvalho os profissionais explanaram sobre os duelos que invadem  o mundo da política. Os analistas políticos avaliaram a saída dos médicos cubanos do Piauí.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), disse, na quarta-feira, que manterá o Programa Mais Médicos, mas vai substituir os cerca de 8.500 profissionais cubanos por brasileiros ou estrangeiros. Ele afirmou que os cubanos que quiserem atuar no país devem revalidar os diplomas. A afirmação ocorre no momento em que Cuba informou que vai se desligar do Programa Mais Médicos por não aceitar as exigências feitas pelo novo governo, que considera como ameaça.

O secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto, afirmou que a retirada de médicos cubanos é preocupante para o estado. “No Piauí, nós temos 327 médicos participando do programa Mais Médicos e 202 são cubanos e estão presentes em 101 municípios e a retirada desses médicos é preocupante, porque é uma forma de trabalho que está impactando e melhorando nossos indicadores de saúde. Alguns municípios vão ficar sem médicos porque o único médico que existe é o médico cubano. Nós não estamos preparados para abdicar dessa força de trabalho de uma hora para outra”, disse o secretário

Ananias Ribeiro: “O impacto é grande, pois quase 45% dos médicos do programa são de Cuba, então a questão de encerrar vem a partir de posição muitos claras de Bolsonaro e agora a questão é o que fazer após a saída dos médicos cubanos. No Piauí, são mais de 200 médicos atendendo por esse programa e a grande preocupação agora é de como o governo vai lidar com essa situação”.

João Carvalho: “Quanto mais se distancia dos grandes centro, as dificuldades aumentam com a falta de médicos para atender nos municípios mais distantes. Eu não estou fazendo um julgamento ideológico, mas sim com relação aos atendimento”.

Efrem Ribeiro: “Esse embate gerou outro embate entre o senador Ciro Nogueira e o presidente eleito Jair Bolsonaro. Ele colocou em seu Instagram um post criticando a posição do Bolsonaro sobre o programa.  O senador afirmou que possibilidade do fim do programa é um erro e comparou até a uma tragédia. Serão 38 cidades do Piauí que vão ficar sem médicos”.

"Considero um erro, algo comparável a uma tragédia, sobretudo porque atinge brasileiros mais pobres, moradores das mais carentes e distantes cidades, onde esse programa colocou médicos e que além de saúde ofereceu mais dignidade às pessoas", publicou o senador.

Jair Bolsonaro não deve interferir na eleição do Progressistas

Samantha Cavalca: “Eu perguntei ao senador Ciro Nogueira e ele disse que ainda não procurou o presidente eleito, porque ele entende que esse não é o momento e acha absurda o Bolsonaro está tentando intervir na eleição do Progressista”

Ananias Ribeiro: “Com relação a disputa do Progressistas é que há grupos do Nordeste e Sul/Sudeste e esse grupo disputam o poder da sigla e sempre que há especulação sobre o processo eleitoral surge também as rivalidades e a duvida agora é saber qual grupo vai declarar apoio ao Bolsonaro”

Arimatea Carvalho: “Também acredito no poder de articulação do senador Ciro Nogueira”.

João Carvalho: “O presidente está colocando por baixo um discurso que é dele de não interferir na eleição da Câmara e do Senado, eu acho que para um presidente que não tem uma expertise de liderança ele está comprando uma briga que não é dele e criando um problema que não existia. O problema é quando chega na hora do poder tem o problema da fogueira da vaidade”.

Secretário diz que declaração de Jeová sobre liberação apenas da situação é falsa

O secretário de Governo, Raimundo Eugênio, declarou que vai acompanhar as emendas parlamentares positivas dos vereadores e destacou que vai criar uma unidade para atender os vereadores na liberação dessas emendas.

Eugênio negou ainda que o depoimento do presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, sobre a liberação de recursos para apenas para os vereadores da situação é falsa.

“O município vai criar uma unidade administrativa para ficar fazendo acompanhamento da gestão de cada vereador. Não está havendo nenhuma descriminação, o que está ocorrendo é um acompanhamento dos processos das emendas e agora serão melhor acompanhadas tanto pelo poder Executivo quando o Legislativo. Todos os vereadores tem um dialogo aborto na secretaria de governo e estamos em contato direto”, disse.

Arimatea Carvalho: “O Raimundo Eugenio falou então que vai ser montada uma estrutura para os vereadores não terem o que reclamar em termos burocráticos e vai haver um servidor só para resolver isso”, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES