Governo flexibiliza setores mas mantém isolamento até dia 22 no Piauí

Governo flexibiliza setores mas mantem isolamento até dia 22 no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

Acabou por volta de 19h deste sábado, 06, a reunião do governador Wellington Dias com o Comitê de Organização Emergencial (COE), entidade que dá orientações sobre os procedimentos a serem adotados no Piauí no combate à Covid-19. A coluna apurou com fonte do Palácio de Karnak que o COE emitiu um parecer pela manutenção geral do isolamento social até o dia 22 de junho, com flexibilização de algumas áreas.

NOVOS DECRETOS

Na segunda-feira, 08, o governador Wellington Dias dará uma entrevista coletiva, no Palácio de Karnak, anunciando os novos decretos e detalhes, que serão divulgados apenas na segunda.

O QUE VAI ABRIR AGORA

Manutenção das regras de isolamento social levam em conta a avaliação periódica semanal do índice de transmissibilidade, assim como do nível de ocupação de leitos. Como o Estado registrou um aumento do número de leitos de terapia intensiva, o COE autorizou a flexibilização do isolamento social para os seguintes setores:

- Serviços médicos

- Serviços psicológicos

- Fisioterapia e terapia ocupacional 

- Atividades econômicas de baixo impacto epidemiológico, tais como a Construção Civil e Setor Automotivo.

EMPRESA TEM QUE APRESENTAR PLANO DE CONTROLE SANITÁRIO

A recomendação é de que se estabeleça protocolos para cada ramo de atividade econômica, sendo que cada empresa que for autorizada a abrir, deva apresentar seu plano de controle sanitário. Ou seja, todos precisam assinar um termo de compromisso com o protocolo sanitário e só poderão abrir após se comprometerem a seguir o protocolo. 

Vale destacar que o Governo do Estado avaliará permanentemente os riscos sanitários, epidemiológicos, ocupacional e econômico, podendo a qualquer momento se manifestar sobre novas medidas para fortalecimento do isolamento social ou de flexibilização.

PARTICIPANTES

Entre os participantes do encontro estavam a Central de Dirigentes Lojistas, Tribunal de Justiça do Piauí, Assembleia Legislativa do Piauí, Defensoria, Prefeitura de Teresina, Ministério Público, Delegacia do Trabalho, Universidade Estadual do Piauí, Exército, Tribunal de Contas do Estado, Policia Federal e secretários de governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES