Horácio Neiva analisa atos pró-Governo e recomendação de Weintraub

Horácio Neiva analisa atos pró-Governo e recomendação de Weintraub

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

O blog Primeira Mão conversou com o advogado e professor piauiense Horácio Neiva, mestre e doutorando em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Horácio avaliou os protestos a favor do Governo de Jair Bolsonaro e aqueles contrários à gestão do presidente, além de pontuar a avaliação jurídica sobre a nota do ministro da Educação, Abraham Weintraub, desautorizando pais, alunos e professores a participarem de atos em defesa da Educação.

Sávia Barreto: Horácio, como você avalia os protestos do dia 29 de maio em relação aos protestos pró-Governo de domingo? Qual impacto terão na relação Congresso e Executivo e também com o próprio Governo a respeito das demandas na Educação?

Horácio Neiva: De início, vejo como positivas todas as manifestações, em especial por marcarem o exercício livre de um direito e uma participação mais intensa na vida política que se iniciou em 2013. As manifestações do domingo, no entanto, tiveram uma aspecto peculiar, que foi manifestação a favor de um governo com 5 meses de vida. É cedo, e revela a sucessão de problemas que vimos passando até. Parte da pauta - Reforma da Previdência, por exemplo - gerou críticas ao presidente da Câmara, que é um dos maiores apoiadores da medida, e deixou de lado o fato de que a dificuldade da reforma se deve, muito, a sucessivos erros do Presidente.

Quanto às manifestações contra os cortes de gastos, houve também peculiaridades, que - assim como nas do dia 26 - não retiram sua legitimidade. Uma delas é que o movimento foi realmente utilizado, por alguns setores, para avançar pautas partidárias e sem relação com o tema. A despeito disso, a força da pauta e do movimento são importantes para trazer o debate sobre a educação para o centro das discussões. Algumas respostas do MEC indicam a força disso: se de um lado os cortes não foram suspensos, de outro o Ministro teve que, por várias vezes, se explicar e reforçar que os cortes são - e devem ser - excepcionais.

 Receio, contudo, que a efetividade dos movimentos não seja grande, pelo menos não nesse momento. Em primeiro lugar, porque sem a reforma da previdência e com o estado periclitante da economia brasileira, o governo não terá como suspender os cortes; em segundo, porque falta gestão no MEC. O problema, a meu modo de ver, é mais grave quanto a isso. Cortes provavelmente iriam ocorrer. O grave é que ocorrerão sem qualquer estudo, escalonamento, análise de impacto etc. Isso já virou um problema crônico do Governo e, ainda que as manifestações sejam importantes para trazer o tema para o centro do debate, não me parece que têm chances de mudar, de imediato, o modus operandi do governo

Sávia Barreto: Qual a sua avaliação jurídica sobre a nota em que o Ministério da Educação desautorizou pais, alunos e professores a estimularem e divulgarem protestos contra sua política?

Horário Neiva: A declaração, além de politicamente inoportuna, é ilegal. O Ministério sequer tem poder para falar aos pais o que podem ou não fazer. Também não pode orientar alunos e tentar limitar seu direito de se manifestar. O que o ministro tentou fazer foi intimidar professores, alunos e pais, revelando o nível de sua preocupação e, no meu modo de ver, o receio com o tamanho das manifestações de ontem. O direito à livre expressão de ideias envolve o direito de manifestação e também de apoio às manifestações. O MEC ainda não tem poderes para reescrever a Constituição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES