João Henrique toma posse no Sebrae sob o risco da ameaça de Guedes

Piauiense vai comandar a instituição pelos próximos 4 anos

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

O ex-deputado federal e ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa, que comandou o Conselho Nacional do Sesi, toma posse na presidência nacional do Sebra nessa segunda-feira, dia 7 de janeiro.

A posse está marcada para 17h, em Brasília. João Henrique assume para um mandato de quatro anos à frente da instituição, após vencer com folga a disputa: 14 votos contra apenas 1 do candidato Antônio Alvarenga, da Sociedade Nacional da Agricultura, que tinha o apoio do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Por conta da derrota, o ministro Paulo Guedes adotou em seguida um discurso crítico em relação aos recursos repassados pelo governo às instituições do Sistema S, o que preocupa as instituições. Apesar de ser um organismo privado, o Sebrae, assim como as entidades do Sistema S, recebem repasses federais.

O dinheiro do governo é vital para o funcionamento das entidades, admite João Henrique. Ele teve o apoio do ex-presidente Michel Temer para vencer as eleições. É tradição que o presidente que está saindo do poder indique o próximo presidente do Sebrae. Jair Bolsonaro e Paulo Guedes tentaram desfazer essa tradição, mas fracassaram.

João Henrique manifesta preocupação com o risco desse corte, mas acredita que nenhuma decisão será tomada pelo ministro sem uma conversa, um diálogo. João Henrique é conhecido pela capacidade de negociação e diálogo, aliás.

Conta a favor da manutenção dos repasses pelo governo o fato do presidente que está saindo do Sebrae, Guiherme Afif Domingos, ser amigo de Paulo Guedes e ter ido trabalhar com ele no Governo Bolsonaro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES