Lobão esquecido e papel de Jeová: bastidores de Dr. Pessoa no MDB

Primeira Mão

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto e Arimatea Carvalho 

O ex-deputado Dr. Pessoa (sem partido) é mesmo surpreendente. Quando todos pensavam que a reunião desta segunda-feira, 24, com o MDB seria mais um encontro em que o partido e o pré-candidato a prefeito bateriam cabeça, o saldo final foi outro. Dr.Pessoa vai se filiar ao MDB, e já tem até data marcada: dia 24 de agosto. 

DR. PESSOA DEMONSTRA DISCURSO FLEXÍVEL SOBRE CANDIDATURA

O blog Primeira Mão conversou com Pessoa após a reunião: “Dei a palavra gravada: sou do MDB” destacou, acrescentando uma leve mudança de tom sobre a candidatura a prefeito de Teresina nas eleições 2020. Se antes ele não tirava o pé do mote da disputa pela Prefeitura de Teresina, agora o médico tem demonstrado mais flexibilidade: “Não fui tão rígido (sobre ser apenas candidato a prefeito). Quero concorrer dentro do olhar democrático”, frisou. Ou seja, nas entrelinhas entende-se que Pessoa está aberto -caso seja favorável na conjuntura -  a ser candidato a vice ou até mesmo a vereador.

LOBÃO NÃO FOI CONVIDADO 

Informações de bastidores apuradas pelo blog Primeira Mão, apontam que o vereador de Teresina e pré-candidato a prefeito pela sigla, vereador Luís Lobão, não foi convidado para o encontro do MDB que referendou Pessoa no partido. Lobão é próximo do prefeito Firmino Filho (PSDB), adversário do grupo político liderado pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Sampaio. 

MDB QUER MESMO CANDIDATURA PRÓPRIA EM THE

Com a ida de Pessoa ao MDB, as pré-candidaturas do deputado estadual Henrique Pires e do próprio Luís Lobão, ficam esvaziadas e o partido deve apostar, de fato, no ex-deputado. Como o presidente da Assembleia trabalha guiado por pesquisas e Dr.Pessoa é quem aparece melhor colocado nelas, a ideia é mesmo manter o nome de Pessoa como pré-candidato a prefeito de Teresina. Siglas como o PL, do deputado federal Fábio Abreu, almejam um apoio do MDB - mas, por enquanto, o tema está de stand by.

PAPEL DE JEOVÁ 

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Jeová Alencar (ainda no PSDB, mas em migração para o MDB) foi o grande costureiro da aliança do partido com Dr.Pessoa depois da fissura decorrente do ex-deputado não ter se filiado ao partido no ano passado, quando era previsto seu ingresso. Jeová teve vários encontros com Pessoa e conseguiu articular a paz entre ele e o presidente da Assembleia Legislativa.

Ainda tucano no papel, Jeová Alencar participou, inclusive, da reunião da sigla na manhã desta segunda-feira, 24, na sede do MDB - tamanho foi seu papel nesse acordo. 

REAÇÃO DE FIRMINO

O prefeito Firmino Filho, que ensaiou uma aproximação com Pessoa em um café da manhã no início do ano, deve assistir de camarote as composições da oposição. Na hora certa - bem próximo do prazo máximo da justiça eleitoral - ele deve sacar seu candidato a prefeito. O nome do momento é o de Charles Silveira, presidente da Fundação Municipal de Saúde. 

A ida de Pessoa ao MDB só acirra mais o cenário na situação, que vê a oposição se articular com grupos fortes. Fato é que, um cenário com Dr. Pessoa, Georgiano Neto (PSD), Fábio Abreu (PL), um candidato de Firmino e outro do PT, as eleições 2020 em Teresina serão uma das mais concorridas da história política da capital.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES