Mainha: Pazzuelo só mandará 20 respiradores, pois PI não é prioridade

Em outra frente, Justiça Federal mandou empresas de São Paulo entregarem respiradores

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

O chefe do Escritório de Representação do Piauí em Brasília, José Maia Filho, o Mainha, contou ao blog que o Número 2 do Ministério da Saúde, general Eduardo Pazzuelo, avisou que o Piauí só receberá 20 respiradores do governo neste mês para atender doentes de Covid-19. "Ele diz que o Piauí não é prioridade, pois ainda tem boa capacidade de atendimento nas UTIs", diz Mainha. Em maio, o Ministério repassará 750 respiradores mecânicos para todos os Estados.

Mainha tem tentado viabilizar a liberação de respiradores para ampliar a capacidade de atendimento na rede hospitalar do Piauí, mas Pazzuelo alegou que o Estado está atrás na fila dos Estados. "O governador não quer que o Piauí se torne prioridade apenas quando não tivermos mais UTIs. Precisamos agora", lamentou Mainha.

O Piauí tem 210 leitos de UTI atualmente, somadas as redes pública e privada. A previsão é que todos estejam ocupados até o final deste mês, por isso, é tão importante receber mais respiradores.

A Justiça Federal determinou a apreensão de 41 respiradores de duas empresas paulistas para o Governo do Piauí, que comprou 80 unidades em março e até agora não recebeu nenhuma. Se esses 51% do total vierem, dará um respiro extra ao Estado. As empresas não entregaram porque o próprio Ministério redirecionou as unidades para outros locais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES