Mapeamento das igrejas evangélicas no Piauí e apoios: quem vota em quem?

O eleitorado evangélico é alvo de atenção especial justamente pela quantidade e direcionamento de esforços em torno da mesma pauta

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

A coluna traz a lista de alguns dos principais  apoios políticos de igrejas evangélicas no Piauí. O eleitorado evangélico é alvo de atenção especial justamente pela quantidade e direcionamento de esforços em torno da mesma pauta, o que costuma terminar em voto para determinado candidato, que trabalhará, se eleito, na construção, aprovação e vetos de lei levando em conta o ponto de vista defendido pelo segmento.

Evangelicos on

A informação foi apurada nos bastidores com políticos e representantes do segmento evangélico. Numericamente maior em número de filiados, a Assembleia de Deus (Missão)  tem como candidatos a deputado estadual Tiago Vasconcelos (MDB) e Idoneil Mesquita (PP). O deputado federal do grupo é Irmão Elias (UB). Na igreja Convenções Batistas, os deputados estadual são o Coronel Carlos Augusto (MDB), Elizeu Aguiar (PP) e João Madison (MDB). Não há apoio declarado para federal.

Mapeamento das igrejas evangélicas no Piauí e apoios: quem vota em quem? (Foto: Divulgação)Organizadas

A Igreja Universal, que é a mais organizada politicamente, tem como candidato a deputado estadual o pastor Gessivaldo Isaías (Republicanos) e federal, Ana Fidelis, da mesma sigla. A igreja Batista Renovadas apoia Tiago Vasconcelos (MDB) e Cel Carlos Augusto (MDB), enquanto os federais são Sérgio Bandeira (UB) e Rejane Dias (PT). 

Plebiscito 

Já a Quadrangular tem como apoio oficial Elizeu Aguiar (PP) e Tiago Vasconcelos (MDB), com Elmano Ferrer (PP) como federal. Por fim, a Assembleia de Deus (Madureira) vota oficialmente em Wolney Nogueira (Republicanos), sem apoios declarados para federal. Em geral, a escolha do candidato costuma ser feita em uma série de etapas e reuniões públicas na igreja. Nem todos os fiéis seguem as recomendações, naturalmente, mas há uma confluência de valores sociais e culturais que termina reforçando o apoio a um nome em cada igreja.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES