Merlong explica porque votou a favor de empresa comprar vacina

Merlong explica que a vacinação precisa acelerar e o projeto possibilita que empresas e sindicatos ajudem no Plano Nacional de Imunização

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho 

O deputado federal Merlong Solano (PT) votou a favor da compra de vacinas contra a Covid-19 por empresas e sindicatos, com doação de 50% para o SUS e o restante para aplicação nos funcionários. O PT orientou os deputados a votarem contra. A outra petista da bancada do Piauí, Rejane Dias, votou contra.

 Merlong explicou o motivo de seu voto: “O objetivo é acelerar a vacinação. O projeto garante no mínimo 50% das doses para o SUS e a outra metade pode ser usada para vacinar os trabalhadores. A aplicação é gratuita. Não concorre com o SUS na compra de vacinas, pois os laboratórios que tiverem contratos com o governo federal só poderão vender vacinas às empresas depois de entregar toda a quantidade de imunizantes contratada pelo Ministério da Saúde”, ressalta Merlong. 

O deputado destaca ainda a urgência de vacinar a população. “Registramos um novo recorde de mortes no Brasil. Foram mais de 4.200 vidas perdidas em 24 horas. Temos um genocídio em curso e precisamos concentrar os esforços de todos para barrar essa tragédia que está matando famílias inteiras. São nossos pais, filhos, filhas, irmãs, amigos. É preciso estancar esse rastro de morte”, enfatiza. 

Outra vantagem apontada pelo parlamentar é que poderão ser adquiridas vacinas autorizadas por qualquer autoridade sanitária estrangeira reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), não apenas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 As empresas também poderão contratar estabelecimentos de saúde que já tenham autorização para importar imunizantes. As empresas e entidades também deverão observar os critérios de prioridade estabelecidos no Programa Nacional de Imunizações para aplicação da vacina.

Aprovada na Câmara, a proposta seguiu para o Senado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES