Ministério reconsidera e residências médicas são mantidas no HGV

Secretário Florentino Neto fez a defesa junto com médicos e reitor da Uespi

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, conseguiu em Brasília resolver o problema das residências médicas no Estado do Piauí e garantir a manutenção do programa no Estado. Ele apresentou à Comissão Nacional de Residências Médicas as medidas tomadas pelo Governo do Estado para garantir o pagamento regular dos residentes e também mostrou, com o aval do reitor da Universidade Estadual do Piauí, professor Nouga Cardoso, que o Hospital Getúlio Vargas (HGV) oferece a estrutura necessária e adequada para os novos médicos.

"Apresentamos, no Ministério da Educação, o nosso pedido de reconsideração para manutenção das residências médicas no HGV. Nossos argumentos foram bem recebidos: a boa estrutura do HGV, a importância das residências para o Piauí e as medidas adotadas pelo governo, como a inclusão do valor da folha com as bolsas dos residentes na folha de pagamento do Estado. Temos decreto e projeto de lei colocando as bolsas dentro da folha de pagamento", explica Florentino.

"A Comissão Nacional recebeu muito bem a nossa defesa. O reitor, as doutoras Joseuda (coordenadora das residências médicas no HGV) e Fátima Garcês, além dos próprios residentes, reforçaram os argumentos", conta Florentino. "Atestamos a qualidade do programa de residência, dos egressos do programa e a boa estrutura", diz. A presidente da Comissão submeteu o pedido ao plenário e, em seguida, foi confirmada a continuidade do programa de residências médicas. 

Com a decisão, os novos profissionais vão continuar contando com o Hospital Getúlio Vargas como hospital-escola para sua boa formação. "Foi uma grande vitória", avalia o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES