Mourão no Piauí: três pontos para entender passagem do vice no estado

Mourão no Piauí: três pontos para entender passagem do vice no estado

Mourão em discurso na Assembleia Legislativa do Piauí | (Foto: Sávia Barreto/MeioNorte)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto 

O encontro entre o vice-presidente Hamilton Mourão e o governador Wellington Dias (PT) foi em clima foi cordial na última sexta-feira (26). Ambos trocaram gentilezas e o governador pediu apoio a Mourão na relação com o governo federal. Informações apuradas pelo Primeira Mão apontam que a reunião era prevista para durar pouco tempo, mas surpreendeu por demorar quase uma hora. Nenhuma foto do encontro foi liberada e mesmo na Assembleia Legislativa o governador petista e Mourão sentaram em lados opostos e não foram fotografados juntos. 

Para quem acompanhou as últimas críticas contra o general vindas do vereador pelo Rio Janeiro e filho do presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, é perceptível que houve um esforço para não vazar nenhuma foto que pudesse ser interpretada como uma espécie de traição de Mourão aos ideais bolsonaristas por conversar e confraternizar com um político do PT, sigla que disputou o segundo turno e faz oposição ferrenha a Bolsonaro.

Elenco a seguir alguns pontos para entender a passagem de Mourão no Piauí:

1) Diminuir a pressão: apesar das tentativas da imprensa, Mourão evitou ao máximo dar qualquer tipo de declaração fora do discurso lido ao receber o título de cidadania piauiense na Assembleia Legislativa do Piauí. Dessa forma, saindo do quente percurso de Brasília e sem fomentar novas fagulhas, o tema Mourão x Carlos Bolsonaro (criador de polêmicas em tempo integral) tende a perder força nos próximos dias com o andamento da reforma da Previdência no Congresso Nacional.

2) Piauí ganha: o Piauí pode ganhar por estreitar relações com o vice-presidente. Pode não ser imediato, pode não ser em forma de um cheque assinado com vários zeros, mas provavelmente se configurará com mais portas abertas aos pedidos por recursos e trânsito em Brasília. Política não se faz apenas com cargos e leis, mas também com disposição e contatos. O general pode não ser o dono da caneta, mas é respeitado como líder da ala militar do Governo, sendo esta uma das mais importantes pelo respaldo técnico na administração pública - pelo menos em comparação aos olavistas.

3) Contraste com Bolsonaro: o fato de Jair Bolsonaro ainda não ter pisado no Nordeste - reduto eleitoral petista e onde ele tem a maior taxa de rejeição - é um ponto negativo para o presidente caso ele almejasse reverter a desaprovação crescente entre os nordestinos. 

Por outro lado, Mourão age em contraste. Busca demonstrar capacidade de diálogo com as correntes divergentes à sua quando veste a capa institucional que o cargo pede. Mesmo que nas ruas a passagem do vice tenha soado tímida, Mourão soube fazer política ao conversar com Wellington Dias e até mesmo realizar alguns gestos públicos para o petista, como o momento do discurso em que ele disse ter tido "uma conversa honesta e sincera sobre os problemas do país como um todo e em particular o estado do Piauí”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES