“Não é eleição de amizade, é de interesse”: bastidores da disputa pelo TCE

Zé Santana estaria fora de disputa pois caso fosse eleito, os deputados acreditam que ele colocaria a esposa Ana Paula para concorrer a uma cadeira na Alepi

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

“Não é eleição de amizade, é de interesse”, resumiu um deputado a respeito da embolada disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). O cenário atualizado é o seguinte:  Zé Santana estaria fora de disputa pois caso fosse eleito, os deputados acreditam que ele colocaria a esposa Ana Paula para concorrer a uma cadeira na Alepi.

Primeira e segundo 

Flora Izabel está em primeiro lugar, com os apoios fortes de Wellington Dias e Themistocles Sampaio. Ela vai para o segundo turno, mas petistas afirmam que ela ganha até mesmo no primeiro com 16, 18 ou 19 votos. Só será possível cravar o número pelo menos três dias antes da eleição. O segundo turno estaria, dessa forma, entre Wilson Brandão e Flávio Júnior.

Colégios eleitorais 

O motivo é que ambos possuem muitos colégios eleitorais para oferecerem como cartada de convencimento. A rejeição interna contra o PT na Alepi, é fator a ser considerado.

O cara

Por isso mesmo, o governador Wellington Dias tem reforçado sua atuação a favor da deputada Flora Izabel na disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e entra para dialogar com aliados. Wellington estava mais distante, no entanto, com a possibilidade de Wilson Brandão ir para o segundo turno com o apoio da oposição, o cenário muda e uma derrota de Flora poderia significar o enfraquecimento do PT e revelar cisões na base aliada, hoje dividida entre ala do MDB e os petistas.

O nó

Quem defende os nomes de Zé Santana, Wilson Brandão ou Flávio Júnior argumenta que não há nada pessoal contra Flora, mas que o PT seria “beneficiado demais” com a eleição da petista para o TCE: o suplente Warton Lacerda seria efetivado na Alepi, e o PT já tem duas vagas na chapa majoritária, a de Wellington Dias no Senado e a de Rafael Fonteles na cabeça de chapa. Os aliados que estão contra o PT hoje querem pelo menos reforço – ou seja, colocação de nomes - na chapa proporcional, ou seja, o partido terá que ceder em alguma coisa na composição de 2022.

Desatando

Já a seu favor, Flora tem a vice-governadora Regina Sousa, que assumirá o Palácio de Karnak no próximo ano e deve, portanto, ter mais uma indicação de conselheiro do TCE-PI em suas mãos na vaga de Olavo Rebelo. Regina pode indicar um dos aliados que agora abdicar da candidatura a favor de Flora. A disputa segue acirrada e a diferença de votos para levar um nome ao segundo turno ou matar a questão ainda no primeiro, é pouca. Zé Santana tem avisado que não vai desistir, o que empurra tudo para um segundo turno quente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES