Número 1313 é dado a Francisco Costa sem sorteio e Flávio vai à Justiça

Deputado federal contou ao blog que irá judicializar a questão do número

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

A briga foi grande. Os números dos candidatos foram muito disputados nas chapas de estadual e federal do PT. Nos casos em que havia mais de um pré-candidato interessado no número, ou seja, para os melhores números, houve sorteio para definir quem ficaria com a sequência. 

Por exemplo: a ex-vereadora da capital Cida Santiago e o deputado estadual Nerinho disputavam o 13.000. Cida ganhou no sorteio. A reunião aconteceu na tarde de terça-feira (20) e o bicho pegou mesmo na hora dos números para federal.

JANAÍNA GANHOU

No caso do número 13.456 havia seis disputando a sequência, fácil de memorizar. A deputada estadual Janaína Marques, que saiu do PTB para a sigla, foi a sorteada. Nos casos em que o número já pertence a um petista com mandato, ele tem a preferência. Nos demais, sorteio mesmo.

SEM SORTEIO

Já na escolha para o número 1313, que pertencia ao deputado federal Assis Carvalho, a questão vai parar na Justiça mesmo. 

O deputado estadual Francisco Costa pleiteava junto com o deputado federal Flávio Nogueira, assim como a liderança Maria Kazé. Costa entrou com um recurso alegando sua história junto a Assis. A Executiva do partido disse sim a ele, no entanto, Flávio contou ao blog na noite desta terça-feira (20) que irá recorrer à Justiça Eleitoral e Comum para que o estatuto do partido seja cumprido e haja o sorteio.

"Nada contra ninguém, apenas quero se cumpra o estatuto", explicou Flávio. Na verdade, o deputado federal ficou do lado da pré-candidata Maria Kazé, que também queria o 1313. Ela era liderança forte de Assis Carvalho na zona Sul de Teresina e após a confusão anunciou que não será mais candidata.

NÚMERO FORTE

O número 1313 tem história no PT. Já foi da veterana Zenaide Lustosa e também da deputada federal Francisca Trindade, que morreu aos 37 anos de idade durante o mandato, em 2003, de aneurisma cerebral. O último a usar o 1313 foi o deputado Assis Carvalho, que também morreu durante o mandato, aos 58 anos de idade, ao sofrer um infarto em sua terra, Oeiras, no dia 5 de julho de 2020.

Wellington Dias nunca usou: preferiu o 1311, hoje utilizado por sua esposa, a deputada federal Rejane Dias.

Flávio Nogueira: "Vou recorrer à Justiça para que o estatuto do partido seja cumprido"

BOMBEIRO W. DIAS

A expectativa é que o ex-governador e pré-candidato ao Senado Wellington Dias entre em campo para pacificar a briga entre Costa e Flávio nesta quarta-feira (21). 

E tem mais. Maria Kazé desistindo de disputar vaga de federal impõe ao PT encontrar duas mulheres: uma para a vaga dela na chapa de federal e outra para a vaga de Fabíola na chapa de estadual. Fabíola desistiu e irá apoiar Flávio Jr. Em troca, ele apoiará ela para vereadora em 2024. Faz sentido.

Através de sorteio, Cida ganhou de Nerinho e ficou com o número que queria



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES