O que Dr.Pessoa ganha ao andar com Firmino Filho?

O que Dr.Pessoa ganha ao andar com Firmino Filho?

Firmino e Dr.Pessoa: como explicar aliança? | (Imagem: Divulgação)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

Qual o saldo do encontro do ex-deputado estadual Dr.Pessoa (sem partido) com o prefeito Firmino Filho (PSDB) ocorrido na manhã desta quinta-feira (18/04)?

1) Firmino dá um recado para a oposição de que tem uma carta na manga para disputar a prefeitura de Teresina em 2020, caso consiga convencer Dr.Pessoa a se filiar ao PSDB ou em um partido aliado. Firmino teria então que compor em seguida com o PTB do ex-senador João Vicente Claudino e com o Progressistas para equacionar uma indicação de vice. 

Só há um vice, um dos partidos teria que ficar fora da chapa majoritária e tanto JVC como o Progressistas do senador Ciro Nogueira têm bala na agulha para não aceitar menos que a vice. Vale lembrar que o PSDB tem Sílvio Mendes, Charles da Silveira e Samuel Silveira na disputa para manter o legado de Wall Ferraz em Teresina.

2) Dr. Pessoa dá recado para Themístocles Sampaio, já que o presidente da Assembleia Legislativa está insatisfeito com a demora de Pessoa em decidir se filia-se ou não na sigla. Os dois, apesar dos esforços do vereador Jeová Alencar (PSDB), estão sem se falar. A mensagem é clara: Pessoa tem peso nas eleições 2020 e mesmo querendo ser cabeça de chapa seria um vice dos sonhos para qualquer um que almeje o comando do Palácio da Cidade.

3) Em 2016, Firmino teve 51% dos votos sendo reeleito para um mandato de quatro anos já no primeiro turno contra Dr. Pessoa (então no PSD), que teve 39% dos votos. Ou seja, há quatro anos o discurso de Pessoa era contrário à administração municipal. Imagine um debate em que o ex-deputado seja candidato de Firmino e precise ser confrontado com todas as críticas já feitas ao tucano?

Missão difícil - não impossível - será convencer o eleitor de que tem um discurso coerente caso passe a andar ao lado daqueles que até bem pouco tempo fez críticas ferrenhas. Se esse for o caminho, Dr.Pessoa precisa desde já começar a pavimenta-lo.

4) Dr.Pessoa tem carisma, falta cálculo político. Firmino tem cálculo político de sobra, e Themístocles nem se fale. Se andar com qualquer um dos dois, Pessoa tem chances potencializadas de ser eleito sem cair nos erros de sempre: a falta de estrutura para enfrentar uma campanha majoritária. Se terminar se filiando num partido pequeno, Pessoa vai nadar e morrer na praia numa briga de peixe grande.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES