O que esperar do encontro dos governadores do Nordeste com Bolsonaro?

O que esperar do encontro dos governadores do Nordeste com Bolsonaro?

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

O que esperar do encontro entre os governadores do Nordeste, incluindo o piauiense Wellington Dias (PT), e o presidente Jair Bolsonaro, esta quarta-feira em Brasília?

 Visitas: Bolsonaro foi aos Estados Unidos e a Israel, mas não pisou no Nordeste, região do país onde teve menos votos, e também onde sua rejeição é crescente. Ele deve anunciar uma agenda para estados da região, entre eles o Maranhão e Pernambuco. A previsão é para o final de maio. O Piauí, pela proximidade geográfica - e a depender do resultado da reunião e da interação de Dias com Bolsonaro - pode ser incluído na agenda.

Força-Tarefa: Antes de visitar os estados nordestinos, Bolsonaro quer ter o que mostrar. Conforme noticiou o jornal O Globo, ele já reuniu ministros e pediu foco em ações para a região. Os governadores do Nordeste passam por situação difícil: a região sofre historicamente com baixos índices socioeconômicos – apesar das melhorias nos últimos anos – e com a crise econômica nacional, esse impacto se reflete com mais força nos estados. A recessão no Nordeste é maior que a média brasileira. Os gestores reclamam que as políticas federais para a região estão paralisadas.

Mudança de tom: os governadores do Nordeste atuam como força política de oposição a Bolsonaro. Todos são oposicionistas e ligados a partidos de esquerda. São eles: Paulo Câmara (PSB-PE), Belivaldo Chagas (PSC-SE), Renan Filho (MDB-AL), João Azevedo (PSB-PB), Camilo Santana (PT-CE), Wellington Dias (PT-PI), Flavio Dino (PCdoB-MA), Rui Costa (PT-BA) e Fátima Bezerra (PT-RN). 

Dependendo dos investimentos e medidas discutidas com o presidente – sob risco de alguma gafe ou frase mal colocada de Bolsonaro que possa gerar um mal-estar – os governadores podem, pelo menos, diminuir a munição reservada ao Governo Federal. Bolsonaro também precisa diminuir o tom porque precisa dos votos da bancada do Nordeste para aprovar pautas como a reforma da Previdência no Congresso Nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES