OAB sobre juiz que mandou soltar o filho bêbado: tamanha ilegalidade

Presidente Celso Barros Neto se manifestou

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, classifica como ilegalidade e repudia a decisão do juiz de Floriano que mandou soltar o próprio filho, sem pagamento de fiança, após ele atropelar uma motociclista na Princesa do Sul. Ele saiu sem prestar socorro à mulher e um exame feito pela Polícia Rodoviária Federal constatou que o filho do magistrado estava alcoolizado.

"O impedimento de um pai julgar um filho no Poder Judiciário é uma regra absoluta. Nem se o magistrado fosse célere nos julgamentos de todos os demais cidadãos", comentou. O caso repercutiu durante a quarta-feira (30), mas nenhum advogado se manifestou publicamente. Ao blog, o presidente disse que não poderia se omitir diante de "tamanha ilegalidade".

ENTENDA O CASO

O juiz da 1ª Vara da Comarca de Floriano, Noé Pacheco de Carvalho, mandou soltar o filho, Lucas Manoel Soares Pacheco, que foi preso em flagrante por dirigir bêbado e atropelar uma motociclista. Lucas fugiu do local do acidente e foi seguido pelo namorado da vítima, que conseguiu interceptá-lo. Detido pela Polícia Rodoviária, ele fez o teste do bafômetro e o resultado foi 1,6 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Lucas foi preso em flagrante e conduzido para o distrito policial.

O juiz homologou a prisão em flagrante, mas concedeu a liberdade provisória. Apesar de admitir o parentesco, o juiz alegou que algumas circunstâncias deveriam ser levadas em consideração.

Noé Pacheco de CCarvalho explicou que o seu substituto legal está de férias e que, não havendo previsão legal para designar outro juiz para o caso, caberia ao Tribunal de Justiça do Piauí conduzir o procedimento. “O que certamente levará tempo, acarretando demora injustificada na defesa do autuado”, escreveu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES