Pacientes com sequelas da Covid -19 terão reabilitação na capital

Projeto de lei foi apresentado pela vereador Evandro Hidd na Câmara

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

Um grande número de pessoas que contraíram a Covid-19 sofre com sequelas seríssimas. Diante disso, o vereador Evandro Hidd (PDT) apresentou um Projeto de Lei que propõe a criação do Programa de Reabilitação Ambulatorial aos pacientes curados que desenvolveram sequelas decorrentes do Coronavírus no município. 

Conforme o texto do PL 82/2021, o objetivo desse programa é garantir aos pacientes curados da Covid-19, o tratamento às sequelas desta infecção virótica através do oferecimento de serviços especializados de fisioterapia respiratória e motora, cardiologia, fonoaudiologia, clínica médica, pneumologia, psicologia, psiquiatria, assistência social e outros protocolos de saúde necessários.

 "Observamos que esses pacientes que são internados no serviço público, que se submetem a esse tratamento da covid, ao sair do hospital, muitas vezes, não têm recursos para buscar esse tratamento, para buscar essa reabilitação”, explica o vereador. O vereador Evandro Hidd ressalta que o acolhimento e atenção ao pós-Covid é fundamental e decisivo na recuperação do paciente.

 “Para muita gente, vencer a batalha contra a covid-19 não significa ter a saúde plenamente de volta. Muitas vezes, a doença deixa sequelas que comprometem a qualidade de vida. Acreditamos que a disponibilidade desses serviços especializados restaurem a saúde física e psicológica dessas pessoas”, explica Hidd. Até a noite desta segunda (19), segundo dados da Prefeitura Municipal de Teresina, a cidade já havia registrado 82.234 casos de covid-19, com 70.005 pacientes recuperados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES