Perfil de secretariado de Rafael: técnico, jovem e com maior controle

As indicações de deputados não devem prosperar. Essa é a expectativa de nomes da base, próximos a Rafael e ouvidos pela coluna

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

A coluna apurou que o governador eleito Rafael Fonteles (PT) não deve chamar um número significativo de suplentes na Assembleia Legislativa. O máximo seriam quatro nomes. A novidade é que nessas pastas, ou o deputado eleito será nomeado secretário, ou o primeiro suplente do partido será contemplado no secretariado. Ou seja, as indicações de deputados não devem prosperar. Essa é a expectativa de nomes da base, próximos a Rafael e ouvidos pela coluna.

Rafael Fonteles foi eleito governador do PiauíDo coração

Rafael ainda deve colocar como pastas de sua cota pessoal, Educação, Saúde, Segurança Pública, priorizando nomes técnicos e mais jovens. Ele já anunciou a Fazenda, que costuma também ser uma secretaria de cota pessoal do gestor eleito.

Mesmo com alguns nomes dados como certos no secretariado - tais como Chico Lucas e Washington Bonfim - as pastas ainda não foram definidas e o foco do momento é a eleição de Lula nacionalmente. Caso Bolsonaro seja reeleito, o prognóstico é de dificuldades em relação a liberação de recursos em Brasília.

Chico Lucas pode ocupar a secretaria de Governo ou a Administração, enquanto Bonfim é cotado para o Planejamento, mas já foi ventilado para a Educação.

Segurança

Já na Segurança Pública, o delegado Matheus Zanatta seria o perfil jovem, técnico e com respaldo político, já que seria uma indicação apoiada pelo vice-governador eleito, Themistocles Sampaio e o deputado federal reeleito Marcos Aurélio Sampaio. Nesse caso, seria o retorno de um nome civil a uma pasta que foi ocupada por militares nos últimos anos. Mesmo assim, não há consenso. Alas do PT gostariam de fazer a indicação e o deputado Carlos Augusto também estaria na disputa. A área é o gargalo de avaliação do Governo estadual e deve ter um foco prioritário.

Obras

A coluna também apurou que Rafael deve filtrar a quantidade de pastas que faz obras e centralizará as licitações. O perfil é de pulso mais firme com o olhar técnico nesse início de um novo governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES