PI: Queda na fila de espera é alívio, mas variantes preocupam

O dia 28 de março foi o pior momento dessa fila, com 164 pessoas na espera por um leito de UTI e 74 por leitos clínicos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

Os dados da Secretaria estadual de Saúde do Piauí, com análise da UFPI/Fiocruz, apontam que a fila de espera por leitos clínicos e leitos de UTI no Piauí está em tendência de queda. O dia 28 de março foi o pior momento dessa fila, com 164 pessoas na espera por um leito de UTI e 74 por leitos clínicos. Depois foram registradas oscilações e nos últimos dias esses dados caíram, para 15 pessoas em espera por leitos de UTI e 5 por leitos clínicos.

O professor doutor Emídio Matos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que é pesquisador do Grupo de Trabalho Sala de Situação da UFPI e Fiocruz Piauí, confirma que os dados com tendência de queda são um reflexo dos dez dias mais rigorosos de restrição de circulação que o Piauí teve este ano, por iniciativa do governo estadual. Mas isso não é motivo para relaxar: “Tendência é voltar a ter aumento (de pacientes em fila de espera) principalmente por conta das novas variantes da Covid circulando no Piauí e no Brasil. Qualquer redução é um alívio, mas ainda não é momento de comemoração”, destacou Emídio à coluna.

Piauí registra queda na fila por leito de UTI - Foto: Sergio Lima/Poder 360



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES