Piauí adapta protocolo e usará cloroquina em pacientes com coronavírus

Governo do Piauí adapta protocolo e usará cloroquina em pacientes com coronavírus

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

A coluna apurou que o governador Wellington Dias está acatando protocolo do governo do Ceará para o uso de cloroquina em pacientes contaminados pelo coronavírus. Fonte do Governo informa que cientistas e médicos do Piauí já pegaram o protocolo do estado vizinho e estudam a necessidade de alguma adaptação. 

Durante reunião com o COE, nesta quarta-feira (8), o chefe do executivo estadual autorizou a compra dos medicamentos. “Autorizei ao secretário de Saúde, Florentino Neto, a partir de orientação do Comitê de Organização Emergencial (COE), a compra de mais medicamentos à base de cloroquina e hidroxicloroquina. Autorizei também a compra da azitromicina para compor o coquetel”, disse o governador.

No protocolo já usado no Ceará e Pará, as substâncias são administradas no estágio inicial da Covid-19, com o objetivo de fazer com que os primeiros sintomas não evoluam para as perigosas infecções pulmonares. Neste caso, é utilizado um coquetel com base em hidroxicloroquina e azitromicina.

A cloroquina tem sido utilizada experimentalmente em casos confirmados de Covid-19 em vários lugares do mundo e é um medicamento é usado originalmente para tratamentos de malária e doenças reumáticas.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou na terça-feira que a pasta ainda não pode orientar um uso amplo da cloroquina em casos de coronavírus, mas ressaltou que os médicos têm autonomia para receitar o medicamento —e devem se responsabilizar pela prescrição.

O presidente Jair Bolsonaro avaliou demitir Mandetta para substituí-lo por um nome técnico que seja defensor da utilização da substância, sobre a qual Bolsonaro tem repetidamente insistido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES