Piauí pode ter primeira mulher como procuradora geral do Estado

Lista tríplice foi encaminhada ao governador Wellington Dias

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

A Associação Piauiense de Procuradores de Estado enviou ao governador reeleito Wellington Dias a lista tríplice como sugestão para a escolha do cargo de Procurador Geral do Estado.

O cargo de Procurador Geral do Estado é de livre nomeação do governador, mas é de praxe, em respeito à categoria, haver a escolha a partir da lista enviada pelos procuradores.

"Respeitamos as capacidades dos colegas e suas condições para exercerem o cargo. A lista é uma sugestão e tem o intuito de auxiliar o governador nesse processo de escolha. Representa as aspirações da nossa categoria", afirma a presidente da Associação, Lourdes Terto.

A lista tríplice já foi acatada na escolha para os cargos de Procurador Geral da República, Ministro do Supremo Tribunal Federal e nos Tribunais Regionais Eleitorais.

Compõem a lista tríplice os procuradores:

1. Francisco Diego Moreira Batista. Nomeado em 2005, atualmente é consultor chefe da Secretaria Estadual de Educação. Mestre em Direito pela PUC/RS e professor universitário;

2. Plínio Clerton Filho. Atual titular da PGE. Foi nomeado em 1995 e já  exerceu o mesmo cargo em outros mandatos;

3. Maria de Lourdes Terto Madeira. Faz parte do quadro da PGE desde 1991. Atual presidente da Associação e diretora da Associação Nacional de Procuradores do Estado (Anape).

O cargo de Procurador Geral tem prerrogativas de secretário de Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES