Piauí terá Lei do Esporte, com empresário podendo abater ICMS

Parlamentar também anuncia estágios de futebol para diversas cidades do Estado neste e no próximo ano, como Amarante

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

O deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania), juntamente com o presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, apresentaram ao governador Wellington Dias o projeto de lei que cria o Sistema Incentivo Estadual ao Esporte e Lazer (SIEEL). O projeto que tem por objetivo conceder incentivos fiscais sob o ICMS para pessoas físicas e empresas piauienses. O parlamentar, que é um dos maiores incentivadores do esporte, também anuncia cinco estádios em 2021 nessa entrevista à coluna Primeira Mão:

 Como irá funcionar a lei que cria o SIEEL?

O projeto de lei aplica-se as pessoas físicas (empresários individuais) e jurídicas que contribuem com o esporte, seja na forma de doação ou patrocínio a eventos esportivos, projetos de desportos para entidades afins, reformas e manutenção de equipamentos públicos e/ou de entidades de utilidade pública esportivas e de lazer, e atividades educacionais que contribuem na formação de atletas e outros profissionais do esporte, vinculados a Secretaria Estadual de Educação.

Como o empresário poderá participar do programa?

Poderão habilitar-se pessoas físicas ou jurídicas que apresentem projetos desportivos, paradesportivos e de lazer relacionados ao objetivo do SIEEL. Os projetos deverão ser enviados via Correios para a FUNDESPI, sendo avaliados pelo um conselho deliberativo do sistema composto de nove membros nomeados pelo governador. Sendo aprovado, o projeto é encaminhado à Secretaria Estadual de Fazenda para análise e avaliação dos requisitos para a concessão dos benefícios fiscais.

Em relação aos estádios, quais os municípios deverão ser contemplados?

Atualmente temos cinco estádios que deverão ser entregues à população entre 2021/2022. O primeiro, no município de Amarante, encontra-se em fase de execução; outro em Miguel Alves, deve iniciar sua reforma ainda este mês; nos municípios de Novo Santo Antônio e Sigefredo Pacheco estamos concluindo o projeto e documentação para licitarmos a obra e no município de São Raimundo Nonato, já está em execução através de uma emenda do senador Marcelo Castro e nosso apoio junto à Fundespi.

Este ano, também destinei emenda parlamentar impositiva junto à Fundespi no valor de R$ 350 mil para o campeonato de futebol piauiense da primeira divisão e estou destinando outra emenda parlamentar para a reforma Complexo Esportivo Almeidão, no bairro Dirceu Arcoverde (zona Sudeste de Teresina).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES