Por que Jeová escolheu ficar com Pessoa e quais consequências da mudança

Jeová quer alçar voos político maiores e teria relatado a aliados que a hora de iniciar esse projeto é agora ou nunca

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

O mundo político se surpreendeu na última sexta-feira com o anúncio do vereador Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal de Teresina, de que deixaria a presidência do MDB em Teresina para ficar ao lado do prefeito Dr.Pessoa no novo partido que o gestor pretende comandar na capital. A coluna apurou alguns bastidores dessa história.

Jeová Alencar e Dr. Pessoa 

União ou PL? 

Jeová deve migrar preferencialmente para o União Brasil e não para o PL. Primeiro porque o União Brasil é uma sigla mais segura de estar do que o PL, contando com fundo eleitoral robusto e estrutura suficiente para ajudar a formar uma chapa proporcional competitiva. 

Segundo, porque estar no PL - mesma sigla do presidente Jair Bolsonaro - não é fácil num estado que tem apontado apoio majoritário ao ex-presidente Lula nas pesquisas de intenção de voto divulgadas até aqui.

Pessoinha no comando 

O presidente da Câmara tem duas missões principais: seguir no comando do Legislativo municipal, com muitas pautas importantes para serem discutidas nesse ano de pandemia e suas variantes, e conseguir sua eleição para a Assembleia Legislativa com votação expressiva não apenas na capital. Jeová quer alçar voos político maiores e teria relatado a aliados que a hora de iniciar esse projeto é agora ou nunca.

A direção da nova sigla, portanto, deve ficar com Pessoinha, filho do prefeito e presidente da Eturb.  Nos bastidores, avalia-se que Pessoinha não vai disputar uma vaga de deputado federal na dobradinha com Jeová. Dessa forma, na prática, Jeová Alencar seria o organizador para formar a chapa da nova legenda.

Jeová não vai apoiar Rafael

Se comandar o União Brasil (ou o PL), Jeová Alencar não poderá apoiar formalmente o petista Rafael Fonteles e sim o candidato com quem uma das siglas se coligará ou até mesmo lançará candidatura própria ao Governo. 

A situação não tem motivação ideológica e sim uma decorrência natural da escolha partidária de Jeová, assim não deve-se fechar portas integralmente com o Karnak no futuro.

Motivo 

O maior motivo para a decisão de Jeová Alencar seguir com o grupo de Dr.Pessoa, é a avaliação de que a viabilidade de sua eleição na chapa do MDB estaria em risco. 

Ele busca, portanto, retribuir o apoio que o próprio prefeito já anunciou a ele quando Pessoa destacou que vota no presidente da Câmara para deputado estadual.

Quem vai junto 

Com ascendência natural na Câmara Municipal, um grupo de vereadores que podem disputar para estadual ou federal este ano devem seguir Jeová Alencar no novo partido, incluindo Édson Melo e Marquim Costa, por exemplo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES