Por que nenhum vereador quer liderar a oposição a Dr.Pessoa?

Por que nenhum vereador quer liderar a oposição a Dr.Pessoa?

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

A Câmara Municipal de Teresina pode ficar sem líder da oposição. Segundo alguns vereadores ouvidos pela coluna, o cargo não existe oficialmente e seria o vereador Dudu (PT), na época do então prefeito Firmino Filho, quem se autoproclamou líder da oposição. E, de fato, foi uma pedra no sapato do gestor. Com a popularidade de quem está sem nenhum desgaste, ou seja, em início de mandato, a percepção é de que Dr.Pessoa (MDB) tem aceitação da maior parte da opinião pública e da população.

Me dê motivos

Sendo assim, liderar a oposição nesse momento é assumir uma posição crítica que pode não trazer frutos políticos a curto e médio prazo. Dessa forma, justifica-se o fato de nenhum vereador querer assumir a função. Para completar, é fato que o vereador Jeová Alencar (MDB), presidente da Câmara, tem tentado trazer o máximo de parlamentares para a base de Dr.Pessoa assim que as sessões recomeçarem no Legislativo municipal.

Os neutros

Jeová – que foi presidente de oposição a Firmino – sabe que é preciso ter um apoio robusto no início do mandato pois as defecções são naturais ao longo do processo político, seja por conflitos ideológicos ou questões práticas, como pleitos não atendidos e divisão de espaço. Há também um outro motivo: cargos de comissionados e terceirizados ligados a vereadores que antes eram aliados gestão tucana não foram totalmente cortados. O que reforça a postura mais comedida da oposição, que se pode chamar de “neutra”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES