Povos de Terreiro entregam carta-proposta a Rafael e colar de proteção

Evento lotou auditório na Avenida Frei Serafim, no Centro da capital

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

Em auditório lotado na avenida Frei Serafim, Centro de Teresina, os Povos de Terreiro entregaram carta-proposta ao pré-candidato a Governo do Piauí pelo PT, Rafael Fonteles, e demais candidatos a vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. 

O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (21) e contou com lideranças de matriz africana de diversos municípios como Nazária, Oeiras, Boa Hora, Piripiri, Inhuma, Pedro II, Parnaíba, entre outros.

Entre as principais propostas apresentadas estão a implementação da Lei 10.639, que garante o ensino da História Cultural Africana no currículo das escolas municipais e estaduais e o fortalecimento de projetos de Geração de Emprego e Renda;

Também estão na carta-proposta os itens: potencialização do Empreendedorismo nas Comunidades de Terreiro por meio da comercialização e confecção de produtos como indumentárias, roupas, artigos religiosos e ainda a criação de mecanismos de enfrentamento a Violência Contra estas Comunidades.

PATRIMÔNIO VIVO

O deputado estadual Fábio Novo (PT), apoiador do povos de terreiro, esteve no encontro e comentou que "reafirmamos nosso compromisso de seguir valorizando e respeitado esse povo de axé que professa religiões de matrizes africanas no nosso Estado".

"Tive a honra como secretário de Cultura de valorizar sua cultura, tradições e reconhecer Mãe Maria como a Mãe de Santo mais longeva do Piauí, hoje um patrimônio vivo do nosso Estado".

Rafael Fonteles recebe carta-proposta de povos de terreiro do Piauí

Deputado Fábio Novo, que valorizou os povos de terreiro à frente da Secult

COLAR DE PROTEÇÃO

Além da carta, o pré-candidato Rafael Fonteles recebeu fios de conta utilizadas como proteção por praticantes das religiões de matriz afro. "Rafael por ser um candidato jovem, representa esperança e futuro para nossas comunidades", disse mãe Joelfa de Xangô, do quilombo pai Zé Pretinho.

Fonteles, ao assinar a carta, comprometeu-se a analisar as propostas e trabalhar por mais participação dos povos de Terreiro nas repartições, por mais respeito e tolerância e agradeceu a presença dos pais, mães e filhos de santo que se dispuseram a fortalecer a plenária.

Auditório lotado: evento aconteceu na noite de quinta-feira na Avenida Frei Serafim



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES