Primeira Mão: Blog, rádio, jornal e TV unem informações

A coluna é assinada por Ananias Ribeiro, Arimatea Carvalho e Sávia Barreto

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir desta terça-feira (23/04). a página 4 do Jornal Meio Norte abriga a coluna Primeira Mão, assinada pelos jornalistas Ananias Ribeiro, Arimatea Carvalho e Sávia Barreto. Ela segue a tendência de integração das diferentes plataformas do Grupo Meio Norte, interagindo com portal, TV e rádio.

Veja as notas que saíram na coluna de hoje:

PT já está com 24 pastas no novo secretariado 

A coluna/blog Primeira Mão fez um balanço das pastas já ocupadas, com indicação provável e ainda indefinidas na administração do governador Wellington Dias (PT). A expectativa é que Dias anuncie os nomes oficialmente até esta sexta-feira, 26. 

A lista mostra a hegemonia total do PT, ocupando 24 pastas. E podendo ampliar esse número. 

Secretaria de Educação -ELLEN GERA-PT; Secretaria de Fazenda - RAFAEL FONTELES – PT; Secretaria de Planejamento - RICARDO PONTES - PT; Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência - MAURO EDUARDO – PT; Secretaria de Administração e Previdência - MERLONG SOLANO - PT; Secretaria de Cultura - FÁBIO NOVO - PT; Secretaria de Des. da Agricultura Familiar - FRANCISCO LIMMA - PT; Secretaria de Saúde - PT; Coordenadoria de Comunicação - JOÃO RODRIGUES - PT; Imepi - MAYCON DANYLO- PT; Emater - MARCOS VINÍCIUS - PT; ADH - GILVANA GAYOSO - PT; ATI -AVELINO MEDEIROS - PT; Emgerpi - PT; Agespisa - PT; Instituto de Águas e Esgotos - PT; Iaspi - DANIELE AITA - PT; Fapepi - FRANCISCO GUEDES- PT; Agencia de Fomento - PT; Coord. de Juventude - MARINA - PT; Coord. de Políticas Públicas para Mulheres -ZENAIDE LUSTOSA - PT; Fund. Antares - HUMBERTO COELHO - PT; Metrô -VICENTE SOBRAL - PT; Junta Comercial - PT. 

Themistocles e Jeová fazem convites juntos

O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, e o presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar, estão montando juntos uma chapa forte para disputar as 29 vagas na Câmara da capital em 2020. 

Nessa segunda-feira eles alinharam a candidatura a vereador pelo MDB do primeiro suplente de deputado estadual da oposição, Antônio Félix, que disputou a eleição pelo PTC. Félix não marcou data para se filiar, até porque ele ainda tem bastante tempo para isso, mas deve mesmo seguir esse caminho e ficar na oposição ao grupo do prefeito Firmino Filho (PSDB). Ele se afastou muito do deputado estadual Evaldo Gomes, que presidia o PTC e hoje comanda o Solidariedade. Muito mesmo.

Teresa firme e forte com Themistocles 

Atual aliado do prefeito Firmino Filho (PSDB), o PV, liderado pela deputada estadual Teresa Britto, está trocando o barco tucano para remar com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio (MDB). 

Desde que ingressou na Alepi, Teresa se aproximou muito de Themístocles, inclusive com a viabilização do próprio nome para presidir a Comissão de Saúde na Casa. Deputados de primeiro mandato costumam apenas integrar comissões e não presidir. Britto, com o apoio de Themístocles, conseguiu o feito.

Vanessa Tapety: vereadora em Teresina

O deputado estadual Evaldo Gomes, presidente do Solidariedade, vai realizar a convenção estadual do partido na quinta-feira, dia 25, no plenarinho da Assembleia Legislativa, a partir das 9h, com a filiação de seis prefeitos e dois vereadores da capital ao partido, além de figuras públicas conhecidas. “Entre as figuras públicas de destaque está a ex-candidata a vice-governadora do Piauí, Vanessa Tapety, que deve sair candidata a vereadora de Teresina”, explica Evaldo. 

A ida de Vanessa é um caminho natural, já que formou chapa com Dr. Pessoa ao Governo do Estado no ano passado representando o PTC, partido que Evaldo comandava. Dos dois vereadores da capital que devem se filiar ao SDD, Fábio Dourado é o mais empolgado, pois vai comandar o diretório municipal.

Venâncio com o bico no ninho tucano

O vereador de Teresina e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Venâncio Cardoso, deve deixar mesmo o Progressistas assim que a janela de troca partidária for aberta no próximo ano. O caminho mais indicado até o momento é o PSDB. Quem vai bater o martelo é o prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB), já que Venâncio também pode se filiar a uma sigla aliada aos tucanos para compor o projeto de sucessão tucana para 2020. Venâncio admite que pode ir, sim, para o PSDB. Ou para outra sigla que o prefeito indicar.

Posição de Pollyanna

A respeito da distância entre a deputada estadual Teresa Britto e o prefeito Firmino Filho, a vereadora Pollyanna Rocha (PV) esclarece que na administração atual do prefeito Firmino Filho ocupou dois cargos: secretária executiva da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e secretária executiva da Secretaria Municipal de Governo. Na Semel, Pollyanna foi indicada pelo próprio prefeito. Na Semgov, Pollyanna foi convidada por Charles da Silveira para ocupar o lugar deixado por Tiago Vasconcelos. A indicação foi chancelada por Firmino Filho. Pollyanna e Firmino estão mais firmes e mais fortes ainda.

Firmino Paulo vai indicar Fundespi

O deputado estadual Firmino Paulo, do Progressistas, vai indicar a Fundespi no Governo Wellington Dias. Ele se acertou pessoalmente com o governador. E assim se distancia de vez do prefeito de Teresina, Firmino Filho, seu tio e principal responsável por sua primeira eleição.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES