Quantas cadeiras cada partido deve eleger para Alepi em 2022? Lista

A coluna a ouviu político, presidentes de partidos, deputados e vereadores e traz uma estimativa da quantidade de eleitos provável por partido em 2022

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Sávia Barreto

É difícil arriscar quem vai pode ser eleito em 2022, já que o pleito não tem as regras definidas. Por outro lado, correm soltas as especulações sobre a quantidade de candidatos que cada partido pode levar a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí. Isso porque muitas siglas praticamente já montaram suas chapas proporcionais, apresentando crescimento ou declínio, a depender do caso. PDT e PTB, por exemplo, não estão trabalhando na formação de chapas de deputado estadual (no caso do PDT, a sigla tenta formar uma chapa de deputado federal).

A coluna a ouviu político, presidentes de partidos, deputados e vereadores e traz uma estimativa da quantidade de eleitos provável por partido em 2022. Os números podem oscilar com a mudança partidária de Janaína Marques, Nerinho e Flavio Nogueira, os dois primeiros do PTB e o último do PDT. Nogueira ainda tenta uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (mas por ser muito jovem, isso seria um empecilho para sua eleição no cargo). A avaliação também leva em conta a força das candidaturas majoritárias para puxar votos nas chapas proporcionais.

Lista de prováveis quantidades de eleitos por partidos  

PT- 8 (400 mil votos)

MDB- 7 (350 mil votos)

Progressistas - 7 (350 mil votos)

PL- 3 (200 mil)

PSD- 2 (150 mil)

Solidariedade - 2 (100 mil votos)

Republicanos - 1 (60 mil)

Os queridinhos 

A coluna também apresenta uma lista dos secretários mais próximos do governador Wellington Dias hoje: Rafael Fonteles, Florentino Neto, Elen Gera, Leonardo Sobral do Idepi, Osmar Júnior, Fábio Xavier e Hélio Isaías. Esses são também aqueles com mais acesso a recursos e obras e, portanto, seja para si ou para seus “padrinhos” políticos, também conseguem maior espaço para articulação politica. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES