Rafael e governadores negociam com Haddad recuperação de perdas do ICMS

Rafael Fonteles fez avaliação positiva do encontro com o ministro da Fazenda

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Arimatéa Carvalho

O governador Rafael Fonteles (PT) se reuniu em Brasília com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, integrando comissão de governadores. Os gestores negociaram a compensação pelas perdas ocasionadas pela redução do ICMS de diversos setores, como combustíveis. Em todos os Estados, as perdas de arrecadação chegam a R$ 38 bilhões.

A desoneração do ICMS foi imposta pelo Governo Bolsonaro como medida eleitoreira em 2022, e os governadores agora pedem uma compensação e uma solução. Uma das saídas seria abater os valores das dívidas dos Estados.

Participaram da reunião com Rafael, Haddad e os demais governadores o presidente da Comsefaz, Carlos Eduardo Xavier, o Cadu, do Rio Grande do Norte, e o Conpeg (Conselho de Procuradores).

Rafael comentou, ao final do encontro, que "falamos de temas importantes para a recuperação fiscal dos Estados brasileiros, que foram duramente atingidos pelas leis complementares 192 e 194".

"Não tenho dúvida que junto com o Ministério vamos chegar a soluções para garantir o dinheiro para investimentos em setores importantes como educação, saúde e segurança pública".

Rafael Fonteles com o ministro Fernanda Haddad

REVOGAÇÃO 

Os Estados querem a Revogação dessas LCs 192 e 194, que limitaram as alíquotas de ICMS no ano passado e são consideradas como inconstitucionais e um grave ataque ao Pacto Federativo, que prevê a autonomia dos Estados ma definição dos impostos estaduais. 

As reuniões com Haddad e com os ministros do STF trataram do mesmo assunto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES